
Do FDR
De acordo com o Governo Federal, a opção está disponível para os municípios onde o estado de emergência ou calamidade pública foi decretado. Com os fortes temporais que atingiram a região Sudeste do país no último mês, a antecipação está disponível em algumas cidades.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), cerca de 90 gestores municipais foram comunicados da possibilidade. Para viabilizar a antecipação, eles devem realizar um pedido oficial ao Governo Federal.
Caso seja aprovada, a antecipação garante que todos os moradores da cidade inscritos no Bolsa Família poderão receber os recursos no primeiro dia de liberação de pagamentos do programa.
Neste mês, a previsão é de que os valores estejam disponíveis a partir do dia 17 de abril. Para as demais famílias que vivem em regiões que não foram afetadas, o pagamento seguirá o calendário normal de liberação de recursos.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, os recursos serão depositados de forma unificada na poupança social do Caixa Tem. Para realizar a movimentação financeira do benefício a família deverá baixar o aplicativo. A plataforma está disponível para download neste link.
Confira as datas de pagamento do Bolsa Família:
- NIS finalizado em 1: pagamento no dia 17 de abril;
- NIS finalizado em 2: pagamento no dia 18 de abril;
- NIS finalizado em 3: pagamento no dia 19 de abril;
- NIS finalizado em 4: pagamento no dia 22 de abril (adiantado para o dia 20 de abril);
- NIS finalizado em 5: pagamento no dia 23 de abril;
- NIS finalizado em 6: pagamento no dia 24 de abril;
- NIS finalizado em 7: pagamento no dia 25 de abril;
- NIS finalizado em 8: pagamento no dia 26 de abril;
- NIS finalizado em 9: pagamento no dia 29 de abril (adiantado para o dia 27 de abril);
- NIS finalizado em 0: pagamento no dia 30 de abril.