Foto: Max Rodrigues/ Farol de Notícias 

Publicado às 17h53 desta segunda-feira (18)

A notícia que a vacina contra o novo coronavírus deverá chegar a Serra Talhada e demais municípios ainda esta semana [veja aqui], encheu de alegria e esperança 25 idosos residentes no Abrigo Ana Ribeiro, no Centro da Capital do Xaxado. Eles estão confinados desde março do ano passado, não recebem visitas de amigos e parentes, e não veem sequer a rua. Esta foi a maneira que a direção da entidade encontrou para manter a comunidade longe do vírus.

Nessa segunda-feira (18), o Farol entrou em contato com a coordenadora do abrigo, Maria Edja Poliana de Lima, que comentou sobre a ansiedade dos idosos e funcionários pela vacina CoronaVac. Segundo o decreto do Governo de Pernambuco, a prioridade são dos idosos institucionalizados. Hoje, o Abrigo tem 25 idosos e 18 funcionários, que até agora não tiveram nenhuma contaminação, graças as medidas de proteção rígidas.

“Pelo decreto de Pernambuco os idosos vão ter direito a receber a vacina, como prioridade. Só que aí tem a questão dos funcionários, vamos ter que ver com o município, se essa vacina vai vir para todos os idosos, aqui no caso são 25 e 18 funcionários, estamos na expectativa de fazer uma reunião com a secretária de saúde. O que espero é que essa vacina vá trazer nossa vida normal, principalmente a vida dos idosos porque está sendo difícil, foi um ano difícil e está sendo um início de ano difícil e o abrigo continua, graças a Deus e graças ao empenho da equipe, entre diretores, coordenação e funcionários sem nenhum caso de covid-19 aqui na instituição”, explicou Poliana.

PROIBIÇÃO

Desde o início da pandemia que o abrigo proibiu visitações e os plantões foram estendidos para que houvesse menor contato possível com o “mundo exterior”, dessa forma existem muitas restrições e todos continuam seguros. Em isolamento, os idosos estão ansiosos para que a vacina chegue e tudo comece a voltar ao normal. No entanto mesmo com a vacinação as visitas ainda não estarão liberadas de imediato.

“Não há nenhuma resistência nem dos funcionários e nem dos idosos para a vacinação, todos estão ansiosos. O abrigo continua da mesma forma, sempre intensificando junto aos funcionários os cuidados de prevenção, a limpeza, a higienização. Mesmo com a vacina a gente vai continuar da mesma forma, não vamos liberar as visitas de imediato, tudo vai voltar gradativamente, não vai ser nada de vez. A gente espera que a vacina venha, que o abrigo seja contemplado como um dos primeiros como diz o decreto”, reforçou Poliana Lima.

Poliana também agradece a população de serra-talhadense pelo apoio e pelas doações que vêm recebendo. “Quero fazer um agradecimento a sociedade de Serra Talhada e região por todas as doações que vêm chegando no Ana Ribeiro, somos gratos por tudo de coração”, ressaltou a coordenadora.