Publicado às 15h13 deste sexta-feira (6)

Corte do bolo: Márcia dá 1º pedaço à criança e fala em honra e respeito ao próximo

Fotos: Celso García/Farol

O momento do corte do bolo de 171 anos de emancipação política de Serra Talhada teve um cena emocionante e inusitada, na manhã desta sexta-feira (6), na Avenida Enock Ignácio, quando a prefeita Márcia Conrado ofereceu o simbólico primeiro pedaço a uma criança que estava na beira do palco e o segundo pedaço a um morador de rua que estava já na esquina do palanque atrás de uma grade. Márcia, com isso, buscou não parecer distinguir-se do povo.

Outro fato se fez notar pela altura do palanque, acessível à população (ficou na altura do joelho) e que possibilitou à Márcia maior proximidade do público. A prefeita se esforçou em não parecer distante. Após o corte do bolo, ela partiu em direção às pessoas para conversar, pegar na mão e tirar selfs em quantidade. Essa atitude obrigou do governador Paulo Câmara uma tomada de ação menos introspectiva, como vinha apresentando.

Continua depois da publicidade

Instigado por Márcia, Paulo então saiu de perto dos asseclas e partiu em direção ao público. Ao lado da prefeita, se abaixou, forçou sorriso e se esgueirou a fazer selfs, mostrando os dentes enquanto Márcia pegava o celular da população para tirar fotos. O esforço, no entanto, foi breve. A prefeita continuou sozinha o ofício de atender os pedidos de tietagem da população. Depois, uma fila foi formada para a entrega dos demais pedaços do bolo, construído em quatro andares com os dizeres: “Princesa do Sertão de Pernambuco”.

“Somos firmes, somos filhos de um terra que brilha pelo esforço e pela garra da coragem. Somos a soma de sentimento vividos com a certeza de vitória. Superação está no nosso cotidiano, está no nosso DNA. Temos orgulho de nossa história, nossos valores tem como base o respeito, honra da palavra e o amor ao próximo. Afinal, são esses os princípios que nos fortalecem”, disse Márcia em discurso.

“Serra Talhada vai além de qualquer sentimento de posse, Serra é plural, é desbravadora, guerreira, singular. Essa terra onde grandes líderes se ergueram hoje reverencia um sonho que nasceu no pé da serra e tornou Serra Talhada a cidade de oportunidades em Pernambuco”, reforçou a gestora. Já o governador Paulo Câmara enfatizou as crises que o Brasil vem passando e os momentos de superação a partir de eventos como estes.

“E hoje passados pouco mais de dois anos do início da pandemia, podemos celebrar não apenas o aniversário de Serra Talhada, mas celebrar a superação, a vida, poder fazer eventos como o de hoje e o de ontem e ter momentos de alegria, mas acima de tudo acreditar num futuro melhor”. O palanque político contou com as presenças de muita gente, até do ex-prefeito Carlos Evandro, ao lado de vereadores, e de pré-candidatos à Câmara de Deputados e à Assembleia Legislativa de Pernambuco, como Rogério Leão.

As ausências, no evento, do ex-prefeito Luciano Duque e do pré-candidato a federal, Sebastião Oliveira, foram notadas. Para saber mais sobre a polêmica envolvendo este assunto clica aqui.