Grupos culturais e artistas das áreas de música, audiovisual, cultura tradicional, literatura, artesanato, patrimônio dança, teatro, arquitetura, gastronomia, moda e design que estejam interessados em participar da programação cultural da Copa do Mundo Brasil 2014, o Ministério da Cultura vai realizar uma oficina para os que querem propor projetos de apresentações nas 12 sedes dos jogos de 2014.

Aos interessados da Capital do Xaxado, acontecerá uma oficina aqui também nesta quarta-feira (4), às 9h, no Museu do Cangaço, ministrada por Teresa Huang. “As inscrições serão feitas na véspera ou no momento do evento que deverá atender pessoas de Serra Talhada e toda a região”, disse a coordenadora do Museu do Cangaço, Cleonice Maria. Os interessados podem participar gratuitamente.

O EDITAL DO PROJETO

O Edital Cultura 2014 tem o objetivo de ampliar o reconhecimento do Brasil em sua identidade diversa de expressões, além do carnaval, música e futebol. A iniciativa irá contratar no mínimo 1.200 apresentações culturais para o período da competição (10 de junho a 15 de julho) para, em parceria com os governos estaduais e municipais, reforçar a programação cultural das cidades-sede.

A Ministra Marta Suplicy defende este edital como uma oportunidade para todos aqueles que não têm acesso a patrocínio. Desta forma, será ampliada a presença dos pequenos e médios realizadores das mais diversas localidades do Brasil, num objetivo claro de promover a inclusão social. O total de investimentos é de R$ 18,8 milhões, a serem distribuídos em quatro eixos do pilar dos Conteúdos Culturais.

São eles: Brasil Audiovisual (apresentação da produção audiovisual brasileira atendendo média metragem, documentários, animação e ficção); Brasil Criativo (conteúdos artísticos, em formato digital, de artesanato, moda, arquitetura, design e gastronomia, de expressão local, lidando com as mais variadas linguagens da economia criativa); Brasil Diverso (manifestações tradicionais de todos os Estados do País, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro) e Brasil das Artes (exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais).