Publicado às 06h38 desta quarta-feira (1)

Do Blog Mikael Sampaio

A Diocese de Salgueiro publicou um decreto nesta segunda-feira, 30, comunicando a suspensão canônica de ordem do Pe. Ronildo Adones Vieira, conhecido como “Padre Vaqueiro”, acusado de engravidar uma mulher em Araripina, Sertão do Araripe. No documento, o bispo Dom José Vicente e o Chanceler da diocese, Pe. Jose Rogério, consideram a necessidade de “prevenir escândalos, garantir o curso da justiça e tutelar a fé”, seguindo os descritos nos cânones 1395, inciso 2, 1722.

“Em consequência, o referido sacerdote fica privado do uso de ordem a partir dessa data. Resta proibido de exercer o ministério presbiteral e quaisquer encargos eclesiásticos. Permanecerá, portanto, sem faculdade e/ou jurisdição para presidir ou administrar qualquer sacramento ou sacramental, por tempo indeterminado, exceto o quanto prescreve o Can. 976 do Código de Direito Canônico vigente”, diz o decreto.

Pe. Ronildo tem 38 anos e se tornou sacerdote há quatro anos, tendo sido ordenado em 16 de agosto de 2019 na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, localizada em Serrita.

Pe. Ronildo afirma que exame de DNA atestou que ele não engravidou mulher em Araripina

Depois de ser suspenso pela Diocese de Salgueiro por estar envolvido numa polêmica em Araripina, Pe. Ronildo Adones divulgou uma nota nesta segunda-feira, 30, afirmando que um exame de DNA, realizado por um renomado laboratório, atestou que ele não engravidou mulher naquele município.

Confira abaixo:

“Após divulgação em redes sociais e em blogs de que eu ‘teria engravidado uma mulher em Araripina’, apesar de sempre negar com veemência, aguardei o nascimento da criança e, com a permissão da genitora e juntamente com ela, realizamos exame de paternidade pelo renomado laboratório H. Pardini, cujo resultado já era a minha certeza: negativo”, comunicou o padre na nota publicada no Instagram da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição.(Por Chico Gomes)