Publicado às 10h55 desta terça-feira (1º)

Márcia mira nos que 'usurparam sonhos' em ST

Fotos: Max Rodrigues/Farol de Notícias

Num modelo diferente de convenção, o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou a chapa majoritária com Márcia Conrado e Márcio Oliveira para a disputa pela Prefeitura de Serra Talhada nas eleições de 15 de novembro. O evento, em formato drive-in devido a pandemia da Covid-19, estava marcado para às 17h, no pátio Waldemar Oliveira, mas começou com horas de atraso após repetidos avisos dos locutores de palanque preocupados em alertar que iriam começar o evento “somente quando todos estivessem em seus carros”.

Tanto no pátio de eventos, quanto no palanque, a coligação PT, Progressistas, MDB, PSD, Psol e Patriotas, tentou seguir as regras de distanciamento social. Dentro do possível, muitos respeitaram, levantando bandeiras sem sair dos veículos, buzinando, acendendo faróis e bebendo dentro e até em cima dos seus automóveis. Após cada discurso, devido o compartilhamento do microfone, uma auxiliar de palco pacientemente passava álcool e gel nas mãos de cada liderança presente ali e limpava o microfone para ser entregue a próxima pessoa a discursar. Os 84 candidatos a vereadores também ficaram isolados um dos outros, em cadeiras.

O evento trouxe no telão imagens do ex-presidente Lula abraçado com pessoas humildes. Ele também surgiu numa montagem ao lado do prefeito Luciano Duque, de Márcia e Márcio. Foi veiculado um vídeo antigo, onde Lula, ao lado de Marília Arraes, garante fazer o que for possível para eleger o PT na cidade. Além deste, foi exibido vídeo do ex-candidato a presidente Fernando Haddad e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, garantindo todo o apoio necessário a candidatura de Márcia Conrado.

Chamou atenção na composição do palanque, a figura do Secretário Estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, exaltando o trabalho de Luciano Duque e elogiando o prefeito “pelo tanto de deputado” de legendas diferentes que o gestor havia conseguido apoio. Novaes justificou sua presença ali dizendo que “confia no trabalho que Márcia fez à frente da Secretaria de Saúde”. Também compuseram o palanque os deputados federais Marília Arraes e Fernando Monteiro, o presidente estadual do PT, Doriel Barros, a presidente do PT municipal Cleonice Maria e o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros.

Márcia mira nos que 'usurparam sonhos' em ST

LUCIANO DUQUE: LAMENTO À AÇÃO DO PSB

Logo no início do seu discurso, o prefeito Luciano Duque lamentou uma ação impetrada pelo PSB na Justiça Eleitoral alertando sobre o possível desrespeito às normas de distanciamento social durante a convenção [veja aqui].

“Eu não estaria aqui hoje, nesse palanque num formato diferente, num evento inusitado, drive-in, com todo mundo com distanciamento, obedecendo as leis, lamentando também porque um partido de Serra Talhada entrou uma ação para cancelar esta convenção, quando aqui nós estamos cumprindo o distanciamento, aquilo o preconiza o Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde, nós não somos de descumprir a lei”, disse. Luciano afirmou ainda que Márcia representa um projeto de governo que iniciou em 2012 e defendeu porque ela foi a escolhida do grupo:

“Todos nós temos a compreensão de que Serra Talhada precisa continuar crescendo, e nesse diálogo com a população e as lideranças eu poderia ter usado de qualquer caminho para escolher um candidato a prefeito, mas nós escolhemos um caminho democrático, procuramos ouvir a população durante mais de 12 meses, ouvimos cada liderança… E no final dessa escuta o nome de Márcia Conrado foi consagrado e escolhido por ela tinha e incorporava o sentimento do homem e da mulher serra-talhadense que desejava a continuidade desse governo que tanto transformou  e tando mudou e essa terra. Não se faz uma cidade, mudança sem compromisso com os mais humildes e Márcia tem essa característica, tem esse compromisso, é uma mulher séria, mulher honrada, que tem coragem e determinação. Ela vai dá continuidade a tudo aquilo que começamos em 2012”.

Márcia mira nos que 'usurparam sonhos' em ST

DISCURSO MÁRCIA CONRADO

Márcia Conrado começou o discurso muito emocionada e chorando ao lembrar o nome de seu pai, o ex-vereador Isivaldo Conrado. O momento mais duro do discurso dela foi quando fez questão dizer que Serra Talhada passou muito tempo sendo “usurpada” por políticos que, durante muito tempo, “sugaram” o sangue e os sonhos da população e que representavam o “atraso”.

“Hoje é um dia glória, dia de analisarmos o passado e percebemos que fomos capazes e tivemos coragem e força para junto com o povo derrubarmos o atraso, fomos capazes de superar muitos políticos que aqui em Serra Talhada usurparam nossos sonhos e sugaram nosso sangue. Vamos olhar o passado, ficar feliz com o presente, mas principalmente vamos olhar para o futuro. E esse futuro a gente começou a construir aqui e agora. Por que eu conheço Serra Talhada, na zona rural e na zona urbana, da Melancia a Bernardo Vieira, do Mutirão à AABB. E eu conheço não é de dentro de gabinete não, não é de ouvir falar, não é de dentro de casa política… Eu conheço é dentro da casa do povo, eu sei do que nosso povo vive e eu sei quais são as necessidades da nossa terra. E por conhecer verdadeiramente Serra Talhada é que hoje eu me apresento para a luta”.

O MOTE DA SAÚDE 

Márcia mira nos que 'usurparam sonhos' em ST

“A gente proporcionou que o filho do pobre pudesse se desenvolver igual o filho do rico, a gente trouxe uma revolução na saúde de Serra Talhada. Entregamos 23 unidades básicas de saúde, entregamos o Altino Ventura que trouxe visão e vida para muitos idosos. Colocamos atendimento noturno, para que o trabalhador e a trabalhadora pudesse ter o atendimento quando voltasse do seu trabalho, entregamos Caps, tornamos eficientes os nossos recursos, e com isso ampliamos os nossos exames e as nossas cirurgias. Entregamos praças, entregamos equipamentos esportivos, fortalecemos as nossas políticas de desenvolvimento social, estamos fazendo o maior projeto de pavimentação de Serra Talhada e foi nesse governo que a mulher teve vez e voz e ocupamos as principais secretarias”, disse Márcia Conrado.

“VOU INTERPRETAR O SONHO DO POVO”

“Nós temos o que oferecer a Serra Talhada, temos o que fazer por Serra Talhada e por isso estamos aqui pedindo essa chance a vocês e digo, Luciano [Duque], eu vou honrar a confiança de cada um, eu com minha coragem, minha persistência e o amor ao meu povo vou continuar avançando trazendo Serra Talhada junto com vocês, por isso eu preciso da chance, de você meu companheiro e minha companheira, vejam em nós o grupo que luta, que briga, que não dorme a hora que fora, preciso que você abrace essa luta também, preciso falem com seus vizinhos, que reacendam a esperança de vermos um futuro melhor, eu vou investir na qualificação dos nossos jovens, para que eles possam sonhar com um bom emprego e já possível sonhar, vou investir na aceleração do crescimento, vou lutar quantas horas forem necessárias para continuar melhorando a qualidade de vida de cada um de vocês, eu vou interpretar o sonho do povo da minha terra e vou realizar, por isso neste momento peço que a gente se una em um só sentimento e um só coração”, convocou.

VICE-PREFEITO MÁRCIO OLIVEIRA

Chamou atenção no discurso do candidato a vice, Márcio Oliveira, o momento em que ele mostrou-se fiel ao grupo que hoje faz parte. “Eu vim da oposição, e desde o momento que cheguei nesse time, disseram Márcio vai romper, passaram dois anos, mais 4 anos, e caminhamos juntos e meu maior orgulho é dizer que nesses 4 anos como vice de Luciano muito trabalhamos por Serra Talhada”.

Márcia mira nos que 'usurparam sonhos' em ST

Márcia mira nos que 'usurparam sonhos' em ST

Márcia mira nos que 'usurparam sonhos' em STMárcia mira nos que 'usurparam sonhos' em STMárcia mira nos que 'usurparam sonhos' em STMárcia mira nos que 'usurparam sonhos' em STMárcia mira nos que 'usurparam sonhos' em ST

Márcia mira nos que 'usurparam sonhos' em ST

LEIA TAMBÉM

PSB entra na Justiça sobre convenção do PT em ST