Publicado às 10h55 desta terça-feira (1º)

Fotos: Max Rodrigues/Farol de Notícias

Num modelo diferente de convenção, o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou a chapa majoritária com Márcia Conrado e Márcio Oliveira para a disputa pela Prefeitura de Serra Talhada nas eleições de 15 de novembro. O evento, em formato drive-in devido a pandemia da Covid-19, estava marcado para às 17h, no pátio Waldemar Oliveira, mas começou com horas de atraso após repetidos avisos dos locutores de palanque preocupados em alertar que iriam começar o evento “somente quando todos estivessem em seus carros”.

Tanto no pátio de eventos, quanto no palanque, a coligação PT, Progressistas, MDB, PSD, Psol e Patriotas, tentou seguir as regras de distanciamento social. Dentro do possível, muitos respeitaram, levantando bandeiras sem sair dos veículos, buzinando, acendendo faróis e bebendo dentro e até em cima dos seus automóveis. Após cada discurso, devido o compartilhamento do microfone, uma auxiliar de palco pacientemente passava álcool e gel nas mãos de cada liderança presente ali e limpava o microfone para ser entregue a próxima pessoa a discursar. Os 84 candidatos a vereadores também ficaram isolados um dos outros, em cadeiras.

O evento trouxe no telão imagens do ex-presidente Lula abraçado com pessoas humildes. Ele também surgiu numa montagem ao lado do prefeito Luciano Duque, de Márcia e Márcio. Foi veiculado um vídeo antigo, onde Lula, ao lado de Marília Arraes, garante fazer o que for possível para eleger o PT na cidade. Além deste, foi exibido vídeo do ex-candidato a presidente Fernando Haddad e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, garantindo todo o apoio necessário a candidatura de Márcia Conrado.

Chamou atenção na composição do palanque, a figura do Secretário Estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, exaltando o trabalho de Luciano Duque e elogiando o prefeito “pelo tanto de deputado” de legendas diferentes que o gestor havia conseguido apoio. Novaes justificou sua presença ali dizendo que “confia no trabalho que Márcia fez à frente da Secretaria de Saúde”. Também compuseram o palanque os deputados federais Marília Arraes e Fernando Monteiro, o presidente estadual do PT, Doriel Barros, a presidente do PT municipal Cleonice Maria e o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros.

LUCIANO DUQUE: LAMENTO À AÇÃO DO PSB

Logo no início do seu discurso, o prefeito Luciano Duque lamentou uma ação impetrada pelo PSB na Justiça Eleitoral alertando sobre o possível desrespeito às normas de distanciamento social durante a convenção [veja aqui].

“Eu não estaria aqui hoje, nesse palanque num formato diferente, num evento inusitado, drive-in, com todo mundo com distanciamento, obedecendo as leis, lamentando também porque um partido de Serra Talhada entrou uma ação para cancelar esta convenção, quando aqui nós estamos cumprindo o distanciamento, aquilo o preconiza o Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde, nós não somos de descumprir a lei”, disse. Luciano afirmou ainda que Márcia representa um projeto de governo que iniciou em 2012 e defendeu porque ela foi a escolhida do grupo:

“Todos nós temos a compreensão de que Serra Talhada precisa continuar crescendo, e nesse diálogo com a população e as lideranças eu poderia ter usado de qualquer caminho para escolher um candidato a prefeito, mas nós escolhemos um caminho democrático, procuramos ouvir a população durante mais de 12 meses, ouvimos cada liderança… E no final dessa escuta o nome de Márcia Conrado foi consagrado e escolhido por ela tinha e incorporava o sentimento do homem e da mulher serra-talhadense que desejava a continuidade desse governo que tanto transformou  e tando mudou e essa terra. Não se faz uma cidade, mudança sem compromisso com os mais humildes e Márcia tem essa característica, tem esse compromisso, é uma mulher séria, mulher honrada, que tem coragem e determinação. Ela vai dá continuidade a tudo aquilo que começamos em 2012”.

DISCURSO MÁRCIA CONRADO

Márcia Conrado começou o discurso muito emocionada e chorando ao lembrar o nome de seu pai, o ex-vereador Isivaldo Conrado. O momento mais duro do discurso dela foi quando fez questão dizer que Serra Talhada passou muito tempo sendo “usurpada” por políticos que, durante muito tempo, “sugaram” o sangue e os sonhos da população e que representavam o “atraso”.

“Hoje é um dia glória, dia de analisarmos o passado e percebemos que fomos capazes e tivemos coragem e força para junto com o povo derrubarmos o atraso, fomos capazes de superar muitos políticos que aqui em Serra Talhada usurparam nossos sonhos e sugaram nosso sangue. Vamos olhar o passado, ficar feliz com o presente, mas principalmente vamos olhar para o futuro. E esse futuro a gente começou a construir aqui e agora. Por que eu conheço Serra Talhada, na zona rural e na zona urbana, da Melancia a Bernardo Vieira, do Mutirão à AABB. E eu conheço não é de dentro de gabinete não, não é de ouvir falar, não é de dentro de casa política… Eu conheço é dentro da casa do povo, eu sei do que nosso povo vive e eu sei quais são as necessidades da nossa terra. E por conhecer verdadeiramente Serra Talhada é que hoje eu me apresento para a luta”.

O MOTE DA SAÚDE 

“A gente proporcionou que o filho do pobre pudesse se desenvolver igual o filho do rico, a gente trouxe uma revolução na saúde de Serra Talhada. Entregamos 23 unidades básicas de saúde, entregamos o Altino Ventura que trouxe visão e vida para muitos idosos. Colocamos atendimento noturno, para que o trabalhador e a trabalhadora pudesse ter o atendimento quando voltasse do seu trabalho, entregamos Caps, tornamos eficientes os nossos recursos, e com isso ampliamos os nossos exames e as nossas cirurgias. Entregamos praças, entregamos equipamentos esportivos, fortalecemos as nossas políticas de desenvolvimento social, estamos fazendo o maior projeto de pavimentação de Serra Talhada e foi nesse governo que a mulher teve vez e voz e ocupamos as principais secretarias”, disse Márcia Conrado.

“VOU INTERPRETAR O SONHO DO POVO”

“Nós temos o que oferecer a Serra Talhada, temos o que fazer por Serra Talhada e por isso estamos aqui pedindo essa chance a vocês e digo, Luciano [Duque], eu vou honrar a confiança de cada um, eu com minha coragem, minha persistência e o amor ao meu povo vou continuar avançando trazendo Serra Talhada junto com vocês, por isso eu preciso da chance, de você meu companheiro e minha companheira, vejam em nós o grupo que luta, que briga, que não dorme a hora que fora, preciso que você abrace essa luta também, preciso falem com seus vizinhos, que reacendam a esperança de vermos um futuro melhor, eu vou investir na qualificação dos nossos jovens, para que eles possam sonhar com um bom emprego e já possível sonhar, vou investir na aceleração do crescimento, vou lutar quantas horas forem necessárias para continuar melhorando a qualidade de vida de cada um de vocês, eu vou interpretar o sonho do povo da minha terra e vou realizar, por isso neste momento peço que a gente se una em um só sentimento e um só coração”, convocou.

VICE-PREFEITO MÁRCIO OLIVEIRA

Chamou atenção no discurso do candidato a vice, Márcio Oliveira, o momento em que ele mostrou-se fiel ao grupo que hoje faz parte. “Eu vim da oposição, e desde o momento que cheguei nesse time, disseram Márcio vai romper, passaram dois anos, mais 4 anos, e caminhamos juntos e meu maior orgulho é dizer que nesses 4 anos como vice de Luciano muito trabalhamos por Serra Talhada”.

LEIA TAMBÉM

PSB entra na Justiça sobre convenção do PT em ST