Do G1 PE

Três em cada quatro mortos por Covid em Pernambuco não tomaram nenhuma dose da vacina contra a doença. Os dados foram contabilizados pelo governo a partir de 19 de janeiro, dia seguinte ao início da imunização no estado. Em coletiva nesta quinta-feira (4), no Recife, o secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que foram 6.845 pessoas pessoas que faleceram sem iniciar o ciclo vacinal.

A campanha de vacinação no estado começou no dia 18 de janeiro, quando a Coronavac e a AstraZeneca foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De 19 de janeiro a 21 de outubro, foram registrados 9.103 falecimentos por Covid, segundo Longo.

“Mais de 8,5 mil pessoas, 94% dos óbitos, não estavam completamente vacinados. Além disso, 75%, ou 6.845 pessoas, não tinham tomado sequer uma dose de vacina. 1.530 pessoas tinham tomado somente uma dose e 2% adoeceram antes do tempo necessário para a vacina fazer efeito, que é de 14 dias depois da segunda aplicação ou da dose única”, afirmou o secretário.

André Longo afirmou, ainda, que 95% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) desde que a campanha de imunização começou são de pessoas que não completaram o calendário vacinal contra a Covid.

Esses dados nos dão a real dimensão da importância de se vacinar e completar o esquema. Não adianta tomar a primeira dose e não aparecer para tomar a segunda. É preciso atentar e atender as recomendações sanitárias para completar o esquema de vacinação”, explicou André Longo.

O secretário afirmou, ainda, que no início de dezembro o estado espera ter vacinado ao menos 80% da população acima de 12 anos com duas doses, ou a vacina em dose única. André Longo disse, no entanto, que ainda não é possível permitir grandes festas públicas, como réveillon e carnaval.

“A números de hoje, não temos as condições para ter grandes eventos que gerem aglomeração. Ainda não temos patamares de segurança para colocar a questão das grandes festas públicas”, disse Longo.

 

No entanto, o secretário ressaltou que os números podem mudar e, com avanço da vacinação, talvez seja possível viabilizar eventos.

“Eu estava fazendo uma projeção para que atinjamos 80% da população vacinável no começo de dezembro. Quando se fala num evento que vai acontecer em junho, como o São João, falamos de uma situação que ainda tem muita evolução de números, patamares e indicadores epidemiológicos”, declarou.

Números da Covid

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta quinta-feira (4), 310 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 16 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 294 (95%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 632.676 casos confirmados da doença, sendo 54.608 graves e 578.068 leves.

Também foram confirmados 15 óbitos, ocorridos entre 7 de abril e a quarta-feira (3). Com isso, o estado agora soma 20.048 mortes pela Covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.