Do G1-PE

As crianças matriculadas no ensino infantil de escolas particulares de Pernambuco podem retornar às atividades presenciais nesta terça-feira (24). Os colégios devem obedecer aos protocolos de prevenção ao novo coronavírus determinados pelo governo do estado.

Apesar da liberação, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, proibiu as instituições de receber os estudantes, devido ao aumento dos casos da Covid-19. Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Pernambuco (Sinepe), essa proibição atinge, ao menos, 10 mil alunos. A prefeitura disse que as escolas de educação infantil da rede pública devem retomar as aulas em 2021.

Para os outros municípios do estado que entraram na 11ª e última fase do Plano de Convivência com a Covid-19, o retorno presencial na rede particular foi autorizado em outubro, obedecendo a um cronograma de retomada gradual. Com relação à rede pública, o governo informou que ainda estuda como será a liberação das atividades presenciais.

Em uma escola no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife, 25 das 230 crianças matriculadas voltaram às aulas. Luciana Macedo, coordenadora da unidade, contou que a preparação para as atividades presenciais foi iniciada ainda no período do ensino a distância.

“A gente observou todas as regras do protocolo do governo e inserimos toda a sinalização na escola, orientamos os professores, capacitamos os funcionários e focamos muito nas crianças e também nas famílias, trabalhando em parceria”, afirmou.

“Agora estamos no ensino híbrido. Estamos aqui no presencial e também no remoto, para aqueles alunos que escolheram não voltar por enquanto”, declarou uma das professoras da escola, que se identificou como Marina.

Segundo a psicóloga Luciana Gropo, os pais devem buscar junto às escolas todas as informações para que se sintam confortáveis na decisão de levar as crianças para o ensino presencial. “Eles precisam investigar. É importante ir à escola, fazer uma visita e conversar com os professores. Certamente as escolas estão disponibilizando alguém para informar como são os protocolos”, afirmou.

Veja também:   Saída de 'Sebá' favorece 'dobradinha' Duque/Waldir

Entre as medidas de prevenção à Covid-19, estão o uso obrigatório de máscaras, a instalação de suportes para álcool em gel e distanciamento entre os alunos. Para o ano letivo de 2021, as máscaras de proteção individual podem ser incluídas na lista de fardamento obrigatório, segundo decisão do Procon.

Retomada das aulas

As aulas em todas as instituições de ensino do estado foram suspensas em março, no início da pandemia do novo coronavírus. Já houve retomada de aulas no ensino superior, em cursos técnicos, profissionalizantes e de idiomas, além do ensino médio das redes privadas e públicas (veja vídeo acima). Nas escolas particulares, os estudantes do ensino fundamental também retomaram às atividades em novembro.

Covid-19 em Pernambuco

Pernambuco registrou 428 novos casos e três óbitos pela Covid-19 na segunda-feira (23). Com isso, o estado chegou 176.158 pacientes que receberam a confirmação da doença e 8.926 mortes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A contagem teve início em março, no início da pandemia