Especialistas debatem casos de HIV em ST e região e fazem alertaPublicado às 06h05 desta quinta-feira (22)

Dando continuidade ao debate sobre saúde, nessa terça-feira (21), estiveram nos estúdios da TV Farol no Falando Francamente a enfermeira Deise Martins e a psicóloga Darty Mandú do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atenção Especializada (SAE). As especialistas discutiram sobre o Dezembro Vermelho, uma Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. 

A Campanha visa mobilizar a luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), com atenção voltada para a prevenção, além da assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Por que fazer os exames deve ser uma rotina para toda a população?

Especialistas debatem casos de HIV em ST e região e fazem alerta“Mesmo sem nenhum sintoma, sem nenhuma queixa é indicado que todos se testem, porque a exposição não é somente por meio do sexo. Qualquer material com sangue, perfurocortante, um alicate de unha, uma agulha, podem transmitir algumas doenças. O resultado sai em mais ou menos 15 minutos. O CTA é aberto para toda a população. O sigilo é uma lei que protege todo o paciente. A gente não entrega resultado de exames para terceiros”, destacou a enfermeira Deise Martins. 

Veja também:   Piloto de helicóptero jura continuar luta contra Nicolás Maduro

 

Especialistas debatem casos de HIV em ST e região e fazem alerta

“Existem situações delicadas e a gente trabalha bastante sobre isso. Não estamos no CTA/SAE somente para cuidar e tratar dos pacientes que nos procuram, mas ampliamos também para as pessoas que convivem com os pacientes e para toda a população”, ressaltou a psicóloga Darty Mandú

 

Dados sobre o HIV na XI Geres – Gerência Regional de Saúde

Deise Martins detalhou para o Falando Francamente que os dados de janeiro a julho deste ano (2022), são os mais atuais, e contabilizam 25 novas pessoas infectadas com HIV somente na XI Geres – Gerência Regional de Saúde, sendo 18 homens e sete mulheres, com idades entre 18 e 49 anos, afetando mais os jovens de 18 a 29 anos. 

Veja também:   Homem é morto a pauladas no Sertão do Pajeú

Onde encontrar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atenção Especializada (SAE) em Serra Talhada

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atenção Especializada (SAE) estão localizados no endereço da Rua João Batista do NascimentoAlto do Bom Jesus, ao lado do Ceo – Centro de Especialidades Odontológicas, em Serra Talhada. O horário de funcionamento é das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira. A demanda é espontânea, sem necessidade de agendamento prévio, basta comparecer ao local portando documentos pessoais e cartão do SUS. Na unidade são realizados os exames de HIV, hepatite e sífilis. 

Veja também:   Presidente Trump chama Haiti e nações africanas de ''países de merda''

Na quinta-feira (15), o Falando Francamente da TV Farol no canal do Youtube conversou com a dermatologista Cecília Leite sobre o Dezembro Laranja, uma Campanha de luta contra o câncer de pele [relembre aqui].

Confira a entrevista completa no Falando Francamente da TV Farol:

Atendimento preventivo contra o câncer de pele acontece em ST