DSC_0095

Idealizadores e apoiadores do projeto Esporte Solidário pretendem atender até 200 meninos e meninas do bairro Vila Bela

Fotos e Filmagens: Farol de Notícias / Alejandro García

O Vila Bela em Serra Talhada é dos bairros mais carentes da cidade e tem registrado um aumento do índice de uso de drogas por crianças e adolescentes. Os próprios moradores, sensibilizados com a situação, resolveram tomar providências e criar projetos sociais para evitar que a juventude do desperdice seu futuro. O morador José Serafim, conhecido pelos colegas do bairro como “Escurinho”, encontrou na promoção do esporte uma forma de ajudar em parceria com Ailson Gomes, líder comunitário, Fernando Silva, diretor de esporte, Bino Silva, e demais moradores.

Resultado da boa intenção? José Serafim conseguiu agrupar parceiros e montar o projeto de Esporte Solidário, que deverá atender de 150 a 200 meninos e meninas do bairro, tirando-os linha de risco social através do futebol. “O projeto começou quando a gente viu a garotada naquelas quadras da Vila Bela, tomando o tempo para coisas que não são necessárias, drogas e bebidas. A gente percebeu que esses jovens estão na droga e na cachaça por falta de opção, tem uns amiguinhos de idade maior que bebe e fuma e se acompanham no mesmo caminho deles”, explicou o morador, que visitou a redação do FAROL nesta quinta-feira (11).

José Serafim disse que buscou ajuda da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da secretaria de Esportes, mas não obteve retorno das solicitações. A partir daí, decidiu colocar as mãos na massa sozinho. No entanto, ele não contava que outros parceiros iriam apostar na sua ideia. O projeto solidário nasce a partir de uma motivação muito nobre e já deve iniciar na próxima terça-feira (16) com bolas, coletes, redes e parte do material necessário conseguidos através do apoio de empresários serratalhadeses. Recentemente, a Polícia Militar decidiu dar apoio ao  projeto Esporte Solidário e tornou-se um dos principais parceiros na luta, não pelo combate à violência e uso de drogas, mas na prevenção.

José Serafim, morador da bairro Vila Bela fala sobre o projeto; assista!

 14º BPM EMPUNHA ARMA DA PREVENÇÃO

Em visita ao FAROL, juntamente com os organizadores do projeto Esporte Solidário, o comandante do 14º BPM, Tibério César, e o Capitão Nunes, comandante da 1ª Companhia do 14º BPM, falaram sobre o apoio ao projeto e o trabalho de prevenção ao uso de entorpecentes que essa atividade irá proporcionar. Eles explicam que a polícia militar terá uma participação fundamental no projeto, pois reconhecem os problemas por que passa o Vila Belc.

“A carência deste bairro recém criado, mas que já tem mais de 8 mil habitantes, chamou a atenção para tirar essas crianças da ociosidade e o objetivo também é buscar profissionalizar. Se os meninos estiverem no caminho das drogas pode ser que eles saiam daquele caminho , indo para o caminho do bem. A parceria surgiu diante da necessidade”, disse o capitão Nunes.

O comandante Tibério César, apesar de estar há pouco tempo à frente no 14º BPM, destacou a importância do engajado da PM no trabalho de prevenção na prestação de serviços aos serratalhadenses. “Estamos em parceria com muitos projetos de muitas comunidades, com trabalhos preventivos, buscando diminuir a violência, a criminalidade, e trazendo paz a essas famílias. O Capitão Nunes e líderes comunitários, a política militar disponibiliza seu efetivo que trabalha em questões preventivas e ajudando a agregar parceiros que que somem financeiramente”, especificou.

14º BPM está engajado no projeto e aposta na prevenção para garantir a segurança do bairro; capitão Nunes (à esq.) e comandante Tibério (à dir.) acreditam na prática do esporte para ajudar crianças e adolescentes a evitar o caminho da criminalidade

DSC_0102