Fotos cedidas ao Farol de Notícias / Folha de PE
Publicado às 17h desta sexta-feira (19)
O assunto do momento nas redes sociais é a participação do Produtor de Conteúdo e Analista de Marketing, Emanuel Sávio, 30 anos, na 10ª edição do reality show culinário MasterChef Brasil, na Band. O jovem é natural da cidade de Flores, no Sertão do Pajeú, e mesmo morando há seis anos em Portugal, ele cultiva suas raízes em Serra Talhada.
Filho do policial militar serra-talhadense Nogueira, e da professora Marli Rodrigues, Emanuel morou no bairro Ipsep, estudou no EREM Professor Adauto Carvalho, o então Ceepac. Em seguida, ‘Manu’ como é chamado pelos íntimos, ingressou no curso de Administração na UFRPE-UAST, onde cursou dois semestres. Trancou o curso e rumou para Recife em busca de novas oportunidades profissionais.
Em conversa com o Farol de Notícias, Emanuel contou um pouco de sua trajetória profissional e pessoal até chegar a Europa. Sobre a culinária, o sertanejo revelou que é vegetariano e começou a estudar mais sobre culinária para reinventar pratos adequados a sua nova dieta. Mas suas principais memórias afetivas com a cozinha vem desde a infância com sua mãe, tias e a avó, a Dona Mariquinha.
“Eu nasci em Serra Talhada, mas morei a maior parte da minha vida em Flores. Na adolescência fui morar em Serra Talhada com meu pai e estudei no Ceepac. Participei de muitas festas da padroeira, estava todo dia em Serra e vi muita coisa, tenho irmãos e tias aí. Até hoje eu tenho muitos amigos em Serra Talhada, foi um lugar que me trouxe muitas alegrias e muito conhecimento”, relembrou Emanuel, continuando:
“Eu sempre cozinheiro desde criança, desde muito novinho com minha avó. E minha relação com a culinária começou no fato da curiosidade, eu sempre tive muita curiosidade, de conhecer coisas novas, conhecer sabores, experimentar. E depois comecei a fazer ceias com a minha avó, com minha mãe, com minhas tias. Já fiz pizza para vender, depois que virei vegetariano, então eu comecei a estudar mais para tentar fazer coisas que não existiam para fazer a opção vegetariana para mim”.
NO REALITY SHOW
Emanuel enfrentou cerca de 90 candidatos em uma das primeiras seletivas do programa, na segunda cozinhou para os jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Rodrigo Oliveira e foi avançando para o grupo seleto de 18 cozinheiros amadores que disputam o prêmio final, o troféu de Melhor Cozinheiro Amador do Brasil, R$ 300 mil e prêmios de patrocinadores.
“O Masterchef é um sonho antigo sim, mas eu nunca pensei que eu fosse capaz de entrar. Achava que o nível era muito alto, que era impossível, e graças as Deus eu consegui”, finalizou. Toda orgulhosa, Dona Mari Rodrigues, mãe de Emanuel, disse que já assistia o MasterChef e foi surpreendida ao ver o filho na TV participando do reality show.
Nossa, a participação do Emanuel no MasterChef foi uma grande surpresa, pois eu estava me preparando para ir a Portugal visita-lo como faço de 2 em 2 anos. Então, quando fui assistir o programa que eu gosto muito, fui surpreendida com ele fazendo parte dos competidores, quase morri. Achei que fosse uma brincadeira dele’, revelou a professora:
Emanuel é um garoto destemido, vai em busca de tudo que acredita que pode lhe fazer crescer e que lhe faz bem. Eu sou muito grata a Deus por ele estar no programa, porque sei que era um sonho dele e Deus sempre capricha quando consagra os sonhos dos meus filhos. Sou pura gratidão e orgulho desse filho Master”.
5 comentários em Farol entrevista serra-talhadense que participa do MasterChef