DSC_0008Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

Cerca de 30 artistas de vários movimentos culturais de Serra Talhada ocuparam a praça Sérgio Magalhães, nesta terça-feira (1º), para protestar contra a postura do secretário de Cultura, Anildomá Willams. Grupos de hip hop, capoeira e arte circense se reuniram no palco Cultura Viva para externar a insatisfação cobrando apoio para outras linguagens artísticas, além do xaxado. Acompanhando o ato de longe, o secretário evitou debater diretamente com os manifestantes, aguardando que uma assessora do governo conversasse com os artistas.

O grupo chegou à praça por volta das 20h, munido de apitos, faixas e camisetas com dizeres: “A secretaria de Cultura de Serra Talhada não nos representa”. O FAROL conversou com alguns dos manifestantes que afirmaram que os atos continuarão durante todos os dias da festa. “Eu me sinto envergonhado com a cultura de Serra, a capoeira que estava na programação não se apresentou ontem, eu não vi a capoeira. Ele não fez o que prometeu, só tem mais promessas e mais uma vez só investiu no seu xaxado”, disse professor Nego da Capoeira.

Veja também:   UPE abre vagas em ST para cursos de idiomas

De acordo com Clovinho Brown, do movimento hip hop, a intenção do protesto foi alertar para a necessidade de se abrir um diálogo franco com ‘Domá’, que assistiu a toda a mobilização sentado. Diante do barulho e do clima tenso, seguranças do evento permaneceram o tempo todo ao lado dos manifestantes. Os artistas argumentaram que “Domá” vem apenas beneficiando aqueles que são ligados ao movimento cultural que ele coordena.

“Ele (Domá) criou seus próprios grupos, as apresentações que ocorreram ontem no palco foi só o pessoal de entidades ligadas a ele mesmo… Mas os outros ficam onde?”, questionou Clovinho Brown. Outra liderança presente na manifestação foi o Dj Ryco, que também defendeu mais espaço para os artistas. “O hip hop, funk, free style também são cultura! Eu tenho que sair de Serra Talhada para poder fazer eventos beneficentes porque aqui não tem apoio. A forma que está acontecendo aqui está errada e por isso protestamos”, explicou.

Veja também:   Com Richarlison artilheiro, Brasil derrota Gana em partida amistosa

O secretário de Cultura, “Domá” (ao fundo) acompanhou tudo de longe, sentado

DSC_0517 cópia

DSC_0579

DSC_0507 DSC_0530 DSC_0540 DSC_0541 DSC_0554 DSC_0574Assessora da Prefeitura, Kênia, tentou conversar com os artistas