teoria-de-generoAté 2015 com o nome de Rio Festival Gay de Cinema, o evento anual que exibe uma seleção nacional e internacional de filmes sobre gênero e sexualidade tem nova denominação a partir desta sexta edição, aberta na noite de hoje (7). O agora Rio Festival de G & S no Cinema apresenta até o próximo dia 17, em diversos espaços culturais da cidade, cerca de 150 filmes nacionais e internacionais, distribuídos por nove mostras, algumas competitivas.

A mudança de nome buscou atender à amplitude da temática do festival.  “Nós precisávamos de uma denominação que correspondesse à curadoria dos filmes, que fosse um identificador dos filmes que falam de sobre todos os gêneros e sexualidades”, explicou o diretor e curador do festival, Alexander Mello.

Veja também:   Chuvas causam vazamentos em usina nuclear do Japão

Os documentários de longa e de curta-metragem dominam a programação, a exemplo das edições anteriores, um fato que revela a importância do gênero em registrar o que está ocorrendo no Brasil e no mundo com relação às questões que envolvem a sexualidade. Mas a ficção também está presente, inclusive em uma nova mostra – Sombrio – que reúne curtas de terror, horror e comédia assustadora.

Outra programação, Cinema Explícito, abre espaço para  filmes raros e transgressores, da era do cinema mudo ao underground contemporâneo, que serão exibidos em uma sessão comentada pelo crítico e professor de cinema Rodrigo Gerace. Também há uma mostra dedicada à diversidade sexual em filmes de animação.

Veja também:   Moradores alertam para a situação de abandono do banheiro público de ST e cobram providências

Leia mais na Agência Brasil