Da Folha de PE

Depois de um hiato de dois anos, o Festival de Inverno de Garanhuns está de volta. A 30ª edição do FIG, que ocorre de 15 a 31 de julho, teve a sua programação completa divulgada nesta quinta-feira (30). Entre as atrações confirmadas, estão nomes como Gal Costa, Xamã, Pitty, Filipe Ret, Baco Exu do Blues, Nando Reis e Duda Beat.

Neste ano, o evento será ampliado, contando com mais de 800 atrações em 24 polos culturais, ao longo de 15 dias de programação. “Depois de um momento tão difícil de pandemia, chegou a hora de pensar na construção de um Fig maior do que já era. Levei essa proposta para o governador, que abraçou a ideia”, comentou o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.

O Governo de Pernambuco, por meio Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), investe cerca de R$ 23 milhões nesta edição do FIG. Já o aporte da Prefeitura de Garanhuns é de R$ 3,5 milhões.

Toda a programação do festival é oferecida gratuitamente ao público. Além dos shows, há atividades de literatura, formação, teatro, circo, audiovisual, dança, cultura popular, patrimônio, design, moda, artes visuais, fotografia e artesanato.

Uma das novidades deste ano é a realização de ações descentralizadas nos distritos de Iratama, Miracica e São Pedro, em Garanhuns, além da volta do Polo Castainho, no Quilombo Castainho, localizado na Zona Rural do município. O Palco Mestre Dominguinhos segue abrigando as principais apresentações musicais do festival, que também ocupará praças, igreja, parques pavilhões e outros espaços espalhados pela cidade.

Outra inovação deste ano é a criação do Palco Estação, no Teatro Luiz Souto Dourado. O polo vai abrigar apresentações musicais intimistas e voltadas para um público máximo de 600 pessoas. Entre os artistas confirmados, estão Adriana Calcanhoto, Cátia de França, Áurea Martins, Geraldo Maia e PC Silva.

Além de celebrar as suas três décadas de trajetória, o FIG vai homenagear nomes da cultura pernambucana e nacional. O movimento Manguebeat, que completa 30 anos em 2022, será festejado ao longo da programação, assim como a Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho. O bailarino André Madureira, a atriz Geninha da Rosa Borges, o fundador do Boi da Macuca, Zé da Macuca, os músicos Henrique Annes, Guitinho da Xambá e Paulo Rafael, falecidos recentemente, também entram na lista de reverências. Já Índia Morena, Patrimônio Vivo do Estado, terá seu nome estampado na lona de circo do FIG.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

FIG2022 – CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 30º FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS