Do Diario de PE

O Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou quatro pessoas pelo envolvimento no assassinato do pastor Anderson de Carmo, marido da ex-deputada federal Flordelis, nesta quarta-feira (13/4).

O filho biológico de Flordelis, Carlos Ubiraci da Silva, filho afetivo de Flordelis foi condenado por associação criminosa com pena de dois anos e dois meses. Porém, foi inocentado da acusação de homicídio triplamente qualificado. Já Adriano dos Santos Rodrigues, foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por falsidade ideológica.

O ex-PM Marcos Siqueira Costa e a esposa dele, Andrea Santos Mais, foram condenados por associação criminosa e uso de documento falso com penas de cinco anos e 20 dias de prisão e quatro anos e três meses, respectivamente.

Veja também:   Acordo UE-Mercosul é 'muito ruim', 'façamos um novo', diz Macron

Ainda faltam ser julgados outros cinco acusados do crime. Entre eles, está Flordelis. Ela continua presa na penitenciária Talavera Bruce, no Complexo de Gericinó. A ex-parlamentar teve o mandato cassado em agosto. A próxima sessão de julgamento será em 9 de maio.

Outros dois filhos de Flordelis já foram condenados por envolvimento no crime, em novembro. Flávio Santos, filho biológico da ex-deputada, foi condenado a 33 anos 2 meses e 20 dias por homicídio triplamente qualificado consumado, porte ilegal de arma de fogo, uso de documento ideologicamente falso e associação criminosa armada.

Ele foi denunciado como quem disparou contra Anderson na noite do homicídio. Lucas Cézar, filho adotivo da ex-deputada, acusado de ter comprado a arma utilizada no crime, foi condenado a sete anos e meio por homicídio triplamente qualificado.

Veja também:   8 atos de amor para viver esta Semana Santa

De acordo com a investigação, Flordelis foi quem articulou o plano do assassinato do marido. As motivações para o crime seria o controle que Anderson exercia sobre a vida da então parlamentar.

No julgamento, iniciado nesta terça-feira (12/4), foram ouvidas 12 testemunhas, sendo nove de acusação e três de defesa.

Anderson de Carmo foi morto em a tiros em junho de 2019, em casa, em Niterói, região metropolitana do Rio.