Da assessoria

A Prefeitura Flores, através da Secretaria de Bem-Estar Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu nesta terça-feira (12), o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024.

O encontro reuniu representantes do Poder Executivo, de seguimentos religiosos, culturais e da sociedade, para planejar as políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes que deverão ser consolidadas e fortalecidas pelo município ao longo dos próximos anos.

Após a abertura oficial, dirigida por Caike Ferreira (Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que contou com os pronunciamentos dos secretários municipais, Júnior Campos (governo), Madalena Brito (saúde), do pastor Ezequiel Barros da Igreja Presbiteriana e de Fabiano Ferreira (Conselheiro Tutelar), houve a apresentação do Plano de Ação Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Em seguida, os participantes se organizaram em grupos de trabalho e discutiram estratégias voltadas para o desenvolvimento infantil na primeira infância, educação e saúde de qualidade para todas as crianças e adolescentes, oportunidades de trabalho e de formação profissional para adolescentes e jovens, prevenção às diversas formas de violência, proteção social para famílias vulneráveis, entre outros pontos.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços positivos na realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios brasileiros.

Ao se candidatar para o processo de certificação do Selo, o município de Flores assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

Veja também:   Congresso da Fetape debate agricultura familiar