O governador Eduardo Campos (PSB) falou tudo que os prefeitos queriam ouvir da boca de um gestor, durante o encontro Juntos por Pernambuco, que aconteceu nesta quinta-feira (21) em Gravatá, no agreste do Estado. O evento reuniu todos os gestores pernambucanos e anunciou um pacote de medidas que irá ajudar o dia a dia das prefeituras. Através da criação do Fundo Estadual de Apoio e Desenvolvimento Municipal, Eduardo Campos anunciou a liberação de R$ 228 milhões a  serem distribuídos para impulsionar obras, projetos e ações dos governos. Cada cidade vai receber o equivalente a 1/12 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) recebidos em 2012, dividido em quatro parcelas.

“Não vamos analisar projetos. A responsabilidade é dos municípios. A única exigência nossa é que a licitação obedeça a tabela de preços do Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, disse Eduardo Campos, afirmando que o projeto de lei que cria o fundo já foi enviado à Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para ser votado no início de março.

Mas o governador não ficou apenas no anúncio e aproveitou para dar lições aos prefeitos. “A primeira lição é deixar em paz quem perdeu a eleição e ir cuidar do serviço sempre ouvindo e governando com o povo. Tem que saber liderar, manter a gestão à vista e conferir os resultados. Ser o primeiro a chegar e o último a sair”, afirmou Campos.

DUQUE

O prefeito Luciano Duque comemorou as medidas anunciadas pelo Governo do Estado. Ele permanece toda esta sexta-feira (22) na cidade de Gravatá, participando de palestras técnicas na companhia dos secretários de Governo, Josembergue Melo, Socorro Brito (Saúde) e Josenildo André (Desenvolvimento Social). O petista enfrentou um verdadeiro desafio neste início de gestão, tendo que quitar duas folhas de pagamento de servidores num único mês.

E disse não ser novidade as lições repassadas pelo governador Eduardo Campos. “Tenho trabalhado cerca de 16 horas por dia. Sou o primeiro a chegar e o último a sair e o cumprimento de metas é obstinação do nosso governo. Portanto, vamos vencer todos os desafios pela frente”, resumiu Luciano Duque.