capacitação

Fotos: Arquivo Farol de Notícias/Alejandro Garcia

No dia 12 de julho de 2014 uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) chegava a Serra Talhada para capacitar servidores das cidades de Carnaubeira da Penha, Inajá, Floresta, Triunfo e Serra Talhada. O treinamento aconteceu na sede da XI Gerência Regional de Saúde (Geres) e a expectativa era de que o equipamento entrasse em funcionamento o mais rápido possível.

Dois anos depois, nada aconteceu. O Samu continua com as portas fechadas com duas ambulâncias paradas no estacionamento e o treinamento foi perda de tempo e gasto do dinheiro público. “Viemos até Serra Talhada aplicar esse treinamento de socorrista, mas, apesar disso, ainda falta um prazo para esse pessoal começar a trabalhar. Muitas cidades estão prontas e está todo mundo esperando a inauguração da sede de Serra Talhada”, disse o instrutor recifense Felipe Areiras, durante entrevista ao FAROL, em julho de 2014.

Enquanto nada funciona, uma briga entre as três esferas de governo se estende. O prefeito Luciano Duque diz que só inaugura o Samu caso os governos do Estado e Federal façam aportes prévios de recursos. O governador Paulo Câmara, durante entrevista ao FAROL, informou que só libera recursos quando o prefeito abrir as portas. E o Governo Federal não dá uma linha sobre o assunto. E assim se passaram dois anos.

capacitação 2

capacitação 3