Febre, fraqueza muscular, dores de cabeça, ardor nos olhos e coriza são alguns dos sintomas que alguns homens podem sofrer – Foto: Pixabay

Por Folha de Pernambuco

Especialistas do hospital Centre des Quatre Villes, nos arredores de Paris, afirmam que os homens podem ser alérgicos ao próprio orgasmo. Segundo eles, isso ocorre devido a rara síndrome da doença pós-orgástica (POIS) e que ela pode se manifestar com sete tipos diferentes de sintomas.

Alguns homens podem sentir dores de cabeça, ardor nos olhos ou coriza que duram segundos, minutos ou até horas após a ejaculação. Outros, descobriram os médicos, podem sentir dor de garganta, febre, fraqueza muscular e fadiga.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Os sintomas podem ser desencadeados por relações sexuais, masturbação ou mesmo após ejaculação noturna espontânea. Sintomas mais extremos de POIS podem incluir ainda palpitações ou fala incoerente. Embora tenha sido relatado pela primeira vez em 2002, os especialistas examinaram apenas cerca de 60 casos nas duas décadas seguintes.

Os médicos acreditam, entretanto, que a doença possa afetar milhares de homens ao redor do mundo, mas que não são contabilizados, já que muitos afetados não procuram atendimento médico. Os cientistas acreditam que a alergia possa ser resultado de uma resposta alérgica ou auto-imune ao esperma do próprio paciente. Outra hipótese é que o pois possa ser desencadeado por um desequilíbrio químico no cérebro.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Os médicos ainda não identificaram uma cura para o POIS. Os tratamentos incluem anti-histamínicos, alfa-bloqueadores – usados para tratar a hipertensão – e medicamentos anti-inflamatórios. Outras terapias comportamentais e técnicas de atenção plena também se mostraram “benéficas” para os pacientes e deveriam ser oferecidas, acrescentaram os especialistas.