Do Terra

Foto: Twitter/DAVID_MARTINON / Reuters

Ao menos duas explosões foram registradas do lado de fora do aeroporto internacional Hamid Karzai em Cabul, no Afeganistão, de acordo com diversos jornalistas que estão no local, nesta quinta-feira, 26. A informação também foi confirmada pelo Pentágono.
Notícias relacionadas

“Prazer entre homens é prática comum entre os talibãs”
Avião militar italiano é alvo de tiros em decolagem em Cabul.

O grupo extremista Talibã, que assumiu o controle do país, comunicou a morte de 13 pessoas, incluindo crianças. Em uma primeira contagem, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia também confirmou as 13 mortes e 15 pessoas feridas.

De acordo com um repórter da emissora Sky News, que está cobrindo a evacuação ocidental no Afeganistão, pelo menos uma das explosões foi causada por um homem-bomba.

Um dos incidentes ocorreu próxima no portão Abbey, em uma área onde os civis afegãos têm seus documentos analisados. Esse local é onde ficam, majoritariamente, as tropas do Reino Unido. De acordo com uma fonte da Defesa britânica ouvida pela BBC, “não há registros de mortes entre os militares britânicos, mas ainda é cedo para ter certeza que não haverá”.

Desde a terça-feira, 25, as agências de Inteligência internacionais vinham alertando sobre o risco real de ataques terroristas no local.

Apesar de ainda não haver reivindicação, os relatórios apontavam que uma das células do grupo terrorista Estado Islâmico, chamada de EI de Khorasan ou Isis-K, estaria enviando homens-bomba ao aeroporto. O grupo é rival da Al Qaeda, os extremistas que contam com a proteção do Talibã. .

O Afeganistão vive uma crise humanitária desde que o Talibã assumiu o controle do país após 20 anos.

O retorno dos fundamentalistas ao poder teve início depois que os Estados Unidos começaram a retirar suas tropas da região devido ao fracasso da Guerra ao Terror, iniciada em 2001 durante o governo Bush.