influenza

Fotos: Arquivo do Farol de Notícias / Alejandro García 

Uma semana após a chegada do primeiro caso suspeito de H1N1 em Serra Talhada (relembre), o Hospam recebeu nesta quarta-feira (13) o primeiro exame de Influenza A do município. De acordo com o laudo do Lacen, o caminhoneiro serra-talhadense não está com a gripe suína. Em conversa com o FAROL, a enfermeira do núcleo de epidemiologia do Hospam, Ane Rocha (foto), declarou que o paciente apresentou melhoras, mas permanece internado em uma ala isolada do hospital aguardando o segundo laudo do laboratório. Apesar de confirmar um segundo caso suspeito, a enfermeira assegura que ao invés da apreensão, população deve se prevenir.

Ane Rocha“O resultado chegou hoje (quarta, 13) à tarde do Lacen e o primeiro resultado que nós recebemos foi negativo. Ainda vamos receber um segundo laudo, uma segunda amostra, vamos aguardar em torno de 10 a 15 dias que é o período que o Lacen leva para dar alguma resposta. Recebemos apenas o resultado do paciente, não temos ainda o resultado dos familiares que tiveram contato com ele. O paciente ainda está no Hospam, em isolamento, mas a situação dele é estável, amenizou um pouco o quadro dele”, detalhou Ane Rocha.

SEGUNDO CASO

Ainda em conversa com o FAROL, o setor de epidemiologia confirmou a entrada de mais um paciente com suspeita de contágio do H1N1. O paciente, que não teve a idade revelada, teria chegado no Hospam no sábado (9) e ao ser constatada a suspeita da gripe foi imediatamente encaminhado para Recife. “Aparentemente foi um contato que ele teve com esse outro caso e foi para Recife, foi encaminhado no próprio sábado”, explicou Ane Rocha.

O Hospam informa também que a população deve manter os cuidados contra o vírus e ficar atentos ao período de vacinação. “Aconselhamos que as pessoas sempre lavem as mãos, usem álcool em gel, evitem o contato, principalmente com pessoas que apresentem sintomas de gripe. Aqui mesmo no hospital distribuímos máscaras e orientamos os pacientes. Todos os profissionais devem ser vacinados no dia D”, finalizou a enfermeira.