Do Diário de Pernambuco

 

Nesta quinta-feira (6), o  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou o edital do Processo de Ingresso 2023.1 para novos alunos. Ao todo, serão disponibilizadas 5360 vagas – sendo 195 para a modalidade de Educação a Distância – destinadas a cursos técnicos, superiores e de qualificação profissional Proeja em 16 campis.
As inscrições terão início na segunda-feira (10), e poderão ser realizadas gratuitamente pelo site da IFPE. Todas as etapas de ingresso serão feitas de modo remoto.
Nesta edição, as unidades de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista e Pesqueira contarão com novos 13 cursos.
Aqueles que se inscreverem no curso técnico subsequente (para quem já concluiu os ensino médio), poderão utilizar a pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias de uma das últimas cinco edições do Enem, ou a análise do desempenho escolar (por meio do histórico escolar), como forma de ingresso.
Já para quem almeja uma vaga em algum curso superior, a seleção se dará através da Nota Geral no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também obtida em uma das cinco últimas edições do exame.
Os candidatos que desejam ingressar em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, ou de qualificação profissional Proeja, serão avaliados pelo desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática, pelo histórico escolar ou certificação equivalente.
Há uma etapa adicional para quem concorre a uma vaga nos cursos de Licenciatura em Música ou técnico em Instrumento Musical, onde se faz necessário o envio de um vídeo cujos detalhes técnicos estão dispostos no edital.
O IFPE disponibiliza 60% de vagas para alunos que cursaram o ensino fundamental ou médio de forma integral na rede pública. Parte dessas vagas serão destinadas, ainda, a pessoas pretas ou pardas, indígenas, ou com deficiência. Estudantes que residem no campo e querem ingressar em cursos de vocação agrícola também podem contar com cotas. Vale ressaltar que pretos, pardos e indígenas serão avaliados pelas bancas de heteroidentificação, a fim de confirmar a adequação na cota. Esse processo também acontecerá de forma remota.
Em caso de dúvidas, o IFPE dispõe o canal de atendimento, que pode ser acessado neste link. Além disso, é possível contatar a instituição por telefone ou diretamente, através de atendimentos presenciais cujos horários disponíveis constam no edital.
CRONOGRAMA
Inscrições: 10/10 a 01/11 pelo site ingresso.ifpe.edu.br
Envio do vídeo para Avaliação Específica em Música (AEM): 3/11 a 9/11
Divulgação das instruções para o procedimento de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena:07/11
Lista Preliminar de Inscrições: 09/11
Retificação de Inscrição: 10/11 a 11/11
Lista Preliminar de Classificação: 23/11
Lista de Classificação após os recursos: 2/12
Envio do conteúdo para o procedimento de Aferição da condição de indígena: 23/11 a 05/12
Relação dos Aprovados na Chamada Regular – Convocação para Matrícula: 20/12
Matrículas obrigatórias: Janeiro/2023