Na última sessão ordinária da Câmara Federal, em novembro, o deputado Inocêncio Oliveira (PR) surpreendeu o plenário com um discurso crítico apontando falhas na saúde pública e defendeu mais investimentos nos hospitais universitários brasileiros. Ele utilizou o seu próprio exemplo para justificar as críticas.

“Eu sou médico. Exerci a medicina por muitos anos antes de abraçar a carreira política. Realizei mais de dez mil cirurgias e posso afirmar, com propriedade, que não é fácil ficar doente e depender de hospitais públicos em boa parte do Brasil”, relembrou o deputado, que é proprietário de uma casa de saúde em Serra Talhada.

Em determinado trecho do pronunciamento, Inocêncio Oliveira revelou sentir as dores da população pelas falhas na estrutura do serviço público, afirmando entender o sofrimento daqueles que estão à espera de atendimento com qualidade. O parlamentar encerrou o discurso cobrando investimentos na formação dos médicos.

No plenário da Câmara, o cacique não esqueceu de citar a luta pela Faculdade de Medicina de Serra Talhada. “Não tenho medido esforços para isso”, gabou-se, garantindo que conseguiu recursos junto ao Ministério da Saúde, por meio de emenda parlamentar, para ajudar na implantação do curso.