Comandante 14º BPMO comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar em Serra Talhada, Wanderley Carvalho, disse que a onda de crimes registrada neste início de ano no município surpreendeu até as autoridades policiais. Falando à Rádio A Voz do Sertão AM, o tenente-coronel afirmou que esperava um aumento da criminalidade no período de final de ano, especialmente, no mês de dezembro de 2013. O 14º BPM tem enfrentado um grave problema atualmente que é o da falta de viaturas para atender satisfatoriamente toda a cidade de Serra Talhada.

“Infelizmente, se a gente tivesse viaturas para colocar em cada bairro, seria muito bom. Mas a realidade é que são três viaturas num ponto comercial, mais uma viatura do Gati, mais motocicletas da Rocam. E por mais que estejamos presentes, não estamos conseguindo dar cobertura, neste momento, a todas as ocorrências que estão ocorrendo”, lamentou Wanderley Carvalho.

Ele lembra que em 2013 o trabalho da PM conseguiu reduzir em 26% os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s) na região. E destacou outras ações positivas como operações de desarticulação de “bocas de fumo” e apreensão de armas. O comandante espera que o ano de 2014 seja tão bom, em termos de segurança, quanto foi 2013. E garantiu que o batalhão continuando atuando “na medida do possível”.

“Na verdade, nos surpreende que esta onda de furtos e assaltos esteja acontecendo no mês de janeiro em Serra Talhada. Era prevista no mês de dezembro, quando as pessoas estão comprando mais. Entretanto surpreendeu. É claro que o trabalho continua sendo feito, na  medida do possível. Estamos reunindo esforços para obter resultados satisfatórios mesmo sabendo das nossas dificuldades. O mês de janeiro foi muito ruim para a gente”, afirmou Wanderley Carvalho.

Serra Talhada dispõe, atualmente, de mais de 80 mil habitantes, segundo o último senso do IBGE. Por outro lado, o efetivo atual do 14º Batalhão de Polícia Militar é de pouco mais de 300 homens para atender sete municípios, sendo estes: Serra Talhada, Belmonte, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Calumbi, Flores e Betânia, e ainda seus respectivos distritos.