Foto: Arquivo Farol de Notícias 

Publicado às 05h17 desta quarta-feira (8)

A queda da sensação térmica em Serra Talhada tem provocado o agravamento de diversas doenças respiratórias na região. De acordo com a gerente regional na XI Geres, Karla Millena, as organizações de saúde estão em alerta monitorando esses casos, mas apesar da preocupação com uma possível retomada de casos de Covid-19, nem todos estão diretamente relacionados ao vírus.

Em entrevista ao Falando Francamente, com Giovanni Sá, na TV Farol no Youtube, nessa terça-feira (7), a gestora de saúde detalhou os números de casos de Covid-19 nos 10 municípios assistidos pela regional de saúde analisou que em Serra Talhada somente 16% dos pacientes testados estão positivando para a doença.

Veja também:   Professores da UFRPE e UFPE decidem proposta de greve nesta 2ª; UAST pode parar

VEJA A ENTREVISTA AGORA NA TV FAROL

“Até ontem (06 de junho) nos 10 municípios tivemos 199 pessoas atendidas como suspeitos de Covid. Porém, desses 29 testaram positivo e os demais casos foram descartados. Aqui em Serra Talhada temos uma média diária de 20 pessoas testadas e dessas 20 testagens, em média nós temos 3 casos positivos. O que corresponde a um percentual de 16% aproximadamente. Isso não é um fato preocupante, é um fato que nos mantém em alerta. São casos leves, que não necessitaram de internação hospitalar”, detalhou Karla Millena.

INTERNAÇÕES HOSPITALARES

Segundo os dados levantados pela XI Geres, o Hospam tem 10 leitos de UTI adulto com 6 pacientes internados e nenhum é por Covid. Já na UTI do Hospital Eduardo Campos, há 26 pacientes internados. Há internamentos de 16 são adultos. Sendo 11 de municípios da XI Regional e 5 pacientes de outras regiões de saúde. Apenas 1 paciente internado com Covid, que é do município de Custódia. Das sete crianças que estão ocupando leitos de UTI Pediátrica, nós temos apenas uma criança que é da XI Região, as outras seis são de outras regiões de saúde.

Veja também:   4 produtos exportados pela Rússia e Ucrânia devem ficar mais caros

VACINAÇÃO

Mesmo com o sentimento nas ruas de que a população está adoecendo, os gestores de saúde, inclusive, a gerente da regional de Serra Talhada, percebem que a vacinação tem possibilitado a redução dos casos de Covid-19 e simplificado os casos que ainda estão surgindo, diminuindo a gravidade. Karla Millena repassou os índices de vacinação no Alto Pajeú.

“E a gente tem plena consciência que é o efeito da vacinação, porém a gente sabe que ainda faltam várias pessoas retornarem para completar o esquema vacinal, ou para tomar a primeira dose de reforço ou a segunda dose. Para você ter uma ideia, nós temos hoje 93% de cobertura de 1ª dose, 83% de cobertura de segunda dose. O primeiro reforço temos 49% de cobertura e a segunda dose de reforço temos 36% de cobertura”, finalizou.

Veja também:   Ex-controlador é morto a facadas em Petrolina