Publicado às 15h desta quinta, 10

Com a cidade vivendo um protesto massivo da classe dos músicos e produtores de eventos [veja aqui] devido decreto que proíbe realização de festas de fim de ano, o prefeito Luciano Duque disse que não pode desobedecer o governo de Pernambuco e lamentou a situação. O município também aderiu ontem à medida emitindo decreto municipal proibindo festas em Serra Talhada [veja aqui]. Em entrevista de rádio, esta semana, Duque disse que pode sofrer ação por improbidade administrativa caso bata de frente com o que o Estado determinou visando conter avanço da Covid-19.

“O decreto é do Estado, o nosso decreto não se sobrepõe ao do Estado, ou seja, somos obrigado a cumpri-lo. Agora, se o Ministério Público de Serra Talhada acatar que esses eventos se realizem, com a autorização do Ministério Público o município pode entrar [com o pedido de liberação na Justiça]. O que ocorre é o seguinte: se nós descumprirmos eu posso sofrer uma ação de improbidade por parte do Ministério Público, essa é a grande questão. A minha compreensão é de que a gente não pode descumprir o decreto do Estado, então criou uma situação difícil, eu entendo, mas eu não posso autorizar sob pena do prefeito autoriza e a Polícia Militar vai lá e lacra o evento”, justificou.

Em Pernambuco, 87% das 839 vagas de UTI Covid reguladas pelo governo estadual estavam ocupadas até o início desta semana. A última vez que o índice havia chegado a este foi no dia 15 de junho. Com a situação, o governo de Pernambuco anunciou proibição de festas de Natal e Réveillon em hotéis, clubes e condomínios, assim como shows e festas, pagas ou não [veja o decreto].

LUCIANO DUQUE : ‘EU POSSO SOFRER AÇÃO POR IMPROBIDADE’