ADUTORANesta segunda-feira (26), há exatos 13 anos, em 26 de maio de 2001, quatro deputados estaduais do Sertão do Pajeú – José Marcos (PFL), Antonio Mariano (PFL), Augusto César (PSDB) e Orisvaldo Inácio (PMDB) – fizeram um requerimento conjunto na Assembleia Legislativa de Pernambuco pedindo “ao Governo do Estado a construção imediata da “Adutora do Pajeú” para resolver em definitivo o problema d’água naquela região”.

Informava ainda no requerimento, que já havia recursos no Orçamento Geral da União (OGU) para tirá-la do papel. Idealizada pelo ex-ministro Apolônio Sales na década de 50, essa Adutora do Pajeú ainda se encontra em construção desde o ano de 2009 quando foi dado inicio as obras no governo do ex-presidente Lula (PT) e do ex-governador Eduardo Campos (PSB).

O projeto inicial foi alterado diversas vezes, sendo que a última emenda ao projeto, em 2007, teve a autoria do deputado federal Inocêncio Oliveira, na época padrinho político de José Marcos e Antônio Mariano, dois dos quatros deputados autores.

( Do Blog de Serra Talhada, por Luiz Ferraz Filho )