Publicado às 5h deste domingo (7)

Se a saudade não cortasse o peito da família Nogueira de Serra Talhada, o patriarca Antônio Nogueira dos Santos, mais conhecido como Seu Nogueira ou Maestro Nogueira, estaria completando 100 anos de vida, música e história. Ele é um dos grandes indicados a ser o homenageado da 232ª Festa de Nossa Senhora da Penha em 2022.

Nascido em 05 de agosto de 1922 na antiga Fazenda Vila Bela, uma das grandes personalidades da cidade faleceu em 30 de setembro de 2011, aos 89 anos. Em contato com o Farol de Notícias, uma de suas filhas, a célebre atriz e militante Doroteia Nogueira relembrou um pouco da história do amado pai de nove filhos com a esposa Aristânia Moraes dos Santos.

DA INFÂNCIA A MÚSICA

Ainda criança, Nogueira demostrou talento musical para o saxofone e fazia aulas com a Maestrina Rosa Pau Ferro. Aos 15 anos começou a tocar na Filarmônica Vilabelense, atuou como maestro e desde então não parou, dedicando pelo menos 66 anos de vida ao instrumento. Alguns dos momentos mais célebres de seu trabalho marcam a chegada do primeiro trem e a inauguração da Estação Ferroviária em 02 de fevereiro de 1957, e também no pouso do primeiro avião que passou pelo nosso céu.

Além da convocação para para servir nas Forças Armadas no período da 2ª Guerra Mundial, partiu em 30 de setembro de 1944 para o município de Caruaru, onde passou a exercer a função de Soldado Corneteiro do 37º Batalhão da Infantaria. Nogueira e seu sax também estiveram inauguração do Bando do Brasil em Serra Talhada em 1943, e no Jubilei de Ouro 50 anos depois.

ATIVIDADE EM OUTRAS BANDAS

Ainda na década de 1940 foi um dos criadores da Banda de Musical Serra Talhada Jazz Band, tocou com Edésio e seus Red Caps, e também na Festa do Algodão, assim como, em vários bailes, festas e eventos no Antigo CIST e no Clube Campestre O Batukão, fundado por ele, sua esposa Aristânia e seus nove filhos, dentre outros familiares.

Trabalhou como professor de Disciplina no Colégio Municipal Cônego Torres e no Colégio Industrial, hoje Escola Estadual Cornélio Soares, totalizando mais de 50 anos de serviço. Ele tinha o hábito de tratar os alunos com a termo “sinhô” e “sinhá”. Entretanto, foi a música que projetou Antônio Nogueira para a região.