Publicado às 10h30 desta segunda (8)

Com uma taxa média de novos casos diários de 8,9%, verificado em modelo estatístico preparado pelo professor doutor em Estatística da Uast/UFRPE, Leandro Lucena, Serra Talhada poderá ultrapassar a marca de mil casos da covid-19 até o final de junho, considerando – claro – a ausência de cuidados com as medidas de isolamento social que, atualmente, a população vêm demonstrando.

Seguindo a orientação do Governo do Estado, a Prefeitura de Serra Talhada divulgou nesta segunda-feira (8), a reabertura de algumas atividades comerciais em toda a cidade [veja aqui]. Em entrevista ao Programa Farol de Notícias, na rádio Vilabela FM, no último sábado (6), o professor Leandro Lucena fez uma projeção a longo prazo com base em seu modelo estatístico e alertou:

“É difícil fazer previsões a longo prazo, por isso a gente tem a margem de erro. Mas com esse comportamento [da população] diante as medidas de isolamento social, sem dúvida, esse número que a gente tem vai aumentar. Fazendo a análise de mais 24 dias [até o final de junho] a gente teria hoje, se hoje fossem 24 dias na frente, a gente teria um número de 1.548 casos confirmados aqui no município, então a crescente é quase 10 vezes mais o número que a gente tem hoje, se a gente extrapolar até o final de junho”, avaliou  o professor.

O mau comportamento da população de Serra Talhada foi verificado, como exemplo preocupante, na última sexta-feira (6), quando o Farol flagrou grande movimentação no Centro da cidade, mesmo com boa parte do comércio fechado [veja as imagens].

LEIA MAIS

Em pleno avanço da covid-19, Centro de ST lotado

Carlos Evandro diz que ST já deveria ter feito ‘lockdown’

Estudo revela que Covid-19 cresce em ST a 9%/dia

Estudo revela perfil dos infectados por Covid-19