Publicado às 05h desta sexta-feira (12)

Nessa quarta-feira (10), o autônomo José Nildo da Silva Lima, 42 anos, morador do bairro Borborema, em Serra Talhada, entrou em contato com o Farol de Notícias relatando a indiferença da médica da Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Segundo José Nildo, em pleno Novembro Azul, a médica ignorou sua solicitação para o exame de próstata, além de não o examinar, mesmo ele se queixando de uma dor no braço. O morador afirmou que o Borborema está jogado às traças e cobra mais vistoria.

“Estamos no Novembro Azul, fui me consultar, pedi um encaminhamento para fazer o exame de próstata, porque já tenho 42 anos, vejo as propagadas na televisão, escuto nos rádios. Relatei que estou sentido uma dor no braço e ela não teve nem o trabalho de se levantar da cadeira e me examinar, um atendimento muito ruim, passou só Dipirona, não passou outro remédio, mesmo eu pedindo, nem me encaminhou para o especialista. Pedi a ela para solicitar o exame de próstata, ela também não deu importância. Eu acho que uma pessoa dessa, atendendo em uma unidade de saúde, deveria procurar outro lugar, um lugar que ela não tocasse nas pessoas”, lamentou o paciente, acrescentando:

“Pelo que eu vi ela estava era com nojo de tocar em mim, eu nem queria que ela tocasse em mim, só que me examinasse e fizesse o trabalho dela. Quando eu sai e questionei, as pessoas argumentaram a mesma coisa e sem contar que eu tomo captopril e está faltando há muito tempo, também perguntei se tinha remédio para gases e a enfermeira disse que estava faltando. Seria a hora de Márcia ou a secretária de saúde olhar para a gente do Borborema, estamos jogados às traças. O atendimento no postinho é bom, mas alguns profissionais deixam a desejar”.

O OUTRO LADO

Após contato do Farol, a Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada emitiu uma nota esclarecendo a situação. Veja a nota na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a Atenção Básica está de portas abertas, garantindo a assistência de forma integral e qualificada à toda a população.

Quanto ao caso do respectivo paciente, ele foi atendido pela profissional médica da unidade, que tem autonomia quanto ao atendimento, procedimentos adotados e diagnóstico dos pacientes, conduta assegurada pelo Código de Ética Médica.

Com relação à medicação Captopril, o Município já realizou o processo licitatório, porém a licitação foi fracassada, que é quando os licitantes não são classificados/habilitados por não atenderem às exigências do edital. A situação, no entanto, já está sendo sanada.

A secretaria esclarece, ainda, que o medicamento é contemplado pela Farmácia Popular, então, o paciente pode se dirigir a qualquer farmácia comercial que seja vinculada ao programa “Aqui tem Farmácia Popular”, apresentar as receitas e fazer o cadastro para receber o medicamento.

At. 
Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada