Morre o escritor tcheco Milan Kundera, aos 94 anos

Do Diario de PE / Foto: AFP

O escritor tcheco Milan Kundera, morreu aos 94 anos. A morte foi informada nesta quarta-feira (12), por Anna Mrazova, porta-voz da Biblioteca Milan Kundera, na cidade de Brno. O escritor é autor do livro A Insustentável Leveza do Ser — considerado um dos principais romances do século XX.
“Infelizmente posso confirmar que o senhor Milan Kundera faleceu ontem (terça-feira), após uma prolongada doença”, disse Mrazova. Milan Kundera nasceu em 1 de abril de 1929 e vivia em Paris desde 1975. O escritor se exilou no país, após ser condenado na terra natal por criticar a invasão soviética à Tchecoslováquia, em 1968.
Ele chegou a perder a naturalidade tcheca e foi naturalizado francês. Mais de 40 anos depois, ele recuperou a cidadania da terra natal, em 2019. Kundera escreveu poemas e contos antes de publicar, em 1967, o romance de estreia, A Brincadeira. Dois anos depois, ele publicou o conjunto de contos Risíveis Amores.
Por sua produção literária, Kundera recebeu diversos prêmios, como: Prémio Médicis (1973), o Prémio Mondello (1978), o Prémio Common Wealth (1981), o Prémio Jerusalém (1985) e o Prémio Independent de Literatura Estrangeira (1991). A causa da morte do escritor ainda não foi divulgada.
Veja também:   Sequestradores de avião concordam em libertar os passageiros na Ilha de Malta