Por G1 São Paulo
Um tecido preto estendido no chão, uma “passarela” formada por cacos de vidro, e uma mulher amparada por dois homens caminhando com muita dificuldade sobre o trecho que tem cerca de 1 metro e meio de comprimento.
A mulher demonstra emoção em diversos momento e chega a chorar. Palavras de incentivo como “você merece” são ditas várias vezes. Ao tirar os pés do vidro, antes de tocar o chão, uma pessoa retira os resquícios do material com uma vassoura.
Depois de completar o trajeto, é parabenizada e aplaudida. O companheiro, que aguardava ao final da passarela, recebe-a com abraço e beijos. (veja vídeo clicando aqui)
O episódio aconteceu no último dia 16 de abril em um hotel de luxo na Grande São Paulo, mas é prática comum na comunidade. A cena foi gravada e compartilhada nas redes sociais. O vídeo viralizou e tem mais de 10 milhões de visualizações.
A atividade é criticada pela Sociedade Latino-Americana de Coaching (leia mais abaixo).
O que significa a prática?
A prática é apresentada como programação de encerramento de um evento chamado Grupo Black, um “grupo de alta performance que reúne alguns dos maiores empreendedores e empresários do país”, segundo página na internet. (veja mais abaixo)
Quem lidera os encontros é Samuel Pereira, que se apresenta como empresário e investidor, além de criador do “maior evento de tráfego e audiência do Brasil”.
Nas redes sociais, principalmente no Instagram, Samuel se mostra como um mentor. Ele compartilha conteúdos de motivação pessoal, vendas e marketing, além momentos de sua rotina.
O vídeo abaixo estava hospedado em seu site pessoal, mas saiu do ar horas depois que og1 pediu informações para os organizadores.
“Muitas vezes, algumas pessoas se esbarram em alguns limites, porque, quando encontram obstáculos, não têm o apoio suficiente para superar, não tem um apoio que te mostra como ir adiante”, narra o empresário, enquanto aparecem imagens de pessoas caminhando sobre cacos de vidro.
Glasswalking
Ao g1, Samuel disse que o método chamado glasswalking (caminhada no vidro, em português) foi oferecido aos participantes do evento como uma dinâmica “para falar sobre vencer os medos” e afirma que ninguém nunca se machucou.
“Ao pisar nos cacos, acontece uma distribuição de peso. O que ocorre é que as pessoas criam uma ilusão de que é algo perigoso, mas, no final, não é. O ponto principal é que existe o incentivo para as pessoas vencerem o medo. O que ocorre na verdade é uma analogia em relação às aflições da vida e como é possível superá-los para que as pessoas façam o mesmo em suas vidas e seus negócios”, pontuou o empresário.
André Kaercher, profissional que aplicou a dinâmica, explicou:
“São cacos de vidros de verdade. As esteiras de vidro são feitas com garrafas de bebidas em tamanho e espessura específicos, como garrafas de cerveja de 600 ml, sendo que algumas partes são descartadas antes da montagem justamente para garantir a segurança dos alunos”.
O objetivo da atividade, de acordo com Kaercher, é “trabalhar na linhagem sistêmica a quebra de crenças limitantes e outras questões como a autoconfiança e a clareza para projetos de vida e carreira”.
Coaching?
Embora o “ambiente de motivação” tenha semelhanças com o que é observado em cursos de coaching, André afirma que não é a mesma coisa:
“Apesar do coaching ter se popularizado e ser muito associado à linha motivacional, essa prática é considerada uma dinâmica de alto impacto aplicada por profissionais especializados chamados treinadores comportamentais. Aqui no Brasil ainda é uma profissão pouco conhecida, mas com muito potencial”.
Ao menos no contexto do coaching, a Sociedade Latino-Americana de Coaching questiona a credibilidade do glasswalking:
“Fuja de cursos que possuem dinâmicas como: quebrar madeira, andar na brasa, entortar barra de ferro no pescoço, caminhar sobre cacos de vidro, entre outras. Isto também não é coaching”.
Grupo Black
Foto 1: Reprodução — Foto 2: Reprodução.
No site pessoal de Samuel, havia uma seção dedicada ao Grupo Black, como é possível ver na página inicial. No entanto, a página saiu do ar. (imagens acima)
Segundo informações do site, os encontros acontecem três vezes ao ano. A dinâmica de caminhar sobre cacos de vidro é destacada na campanha. “Imagine você compartilhando estratégias com empreendedores que faturam múltiplos dígitos em seus negócios”, diz a propaganda.