Publicado às 05h17 desta quarta-feira (1)

O Farol de Notícias recebeu nesta segunda-feira (27) uma denúncia de uma moradora do bairro Borborema em Serra Talhada, de que a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Bom Jesus, não estaria realizando as visitas domiciliares para atualização do Cadastro Único para Programas Sociais. De acordo com a mulher, o problema é devido à falta de dinheiro para colocar combustível no veículo de trabalho da unidade.

A denunciante, de 23 anos, que pede para ter a identidade preservada, contou ao Farol que em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, procurou o CRAS do bairro para que a visita domiciliar fosse realizada, pois o cadastro do Bolsa Família dela venceu e, para que fosse renovado e liberado novamente, seria necessária a visita do assistente social.  

“Meu marido deu o nome para a visita. Fomos lá em novembro, dezembro, deram prazo para janeiro, não vieram. No dia 14, ele foi saber novamente porque não vieram em janeiro, e falaram que era por causa da gasolina, que não tinha, e da licitação que não tinha sido paga. Fui ao Cras do Centro que é o geral, mas falaram que só resolvem no do Borborema”, disse a mulher, acrescentando: 

“Na gestão de Luciano, nosso bairro tinha um CRAS, mas foi instinto com a gestão de Márcia. O CRAS do Borborema mudou para o posto do CRAS do Alto Bom Jesus. Recentemente precisei do CRAS para atualizar o meu cadastro para receber o auxílio. Alegaram que a prefeita Márcia Conrado não estava pagando aos funcionários, nem as licitações, nem sequer a gasolina do carro do próprio CRAS e por isso não estavam fazendo as visitas”. 

“Achei uma falta de respeito com a população, a prefeita gastando horrores com lives e propagandas e deixando de pagar um serviço essencial à população. Por conta dessa irresponsabilidade dela, eu ainda não consegui recuperar meu auxílio emergêncial, pois os próprios funcionários do CRAS alegam que não têm como fazer a visita. A prefeita cortou até nossa sede do CRAS. Acho um desrespeito com a população essa gestão de Márcia Conrado!”, finalizou.

O OUTRO LADO

Confira abaixo a nota enviada pela Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania nesta terça-feira (28):

FUNCIONAMENTO DOS CRAS NOS TERRITÓRIOS 

O Município de Serra Talhada conta com quatro CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) nos territórios do Vila Bela, Bom Jesus, Mutirão e Caxixola, os quais funcionam das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.

Quanto ao território do Borborema, mesmo não havendo uma sede própria no bairro, as famílias são assistidas semanalmente por uma equipe volante na sede do CRAS Bom Jesus. A equipe volante realiza visitas domiciliares para a inclusão no Cadúnico, transferência, averiguação cadastral, atendimento psicossocial e encaminhamentos para outras políticas. Além disso, acompanha as famílias e avalia os casos de insegurança alimentar para possível inclusão na Cozinha Comunitária do Bairro Bom Jesus. Quando se fizer necessária a atualização cadastral, os usuários são direcionados a central do CADÚNICO.

Os CRAS são responsáveis pelo acompanhamento das famílias nos territórios, as quais se encontram em situação de vulnerabilidade social, além de realizar o cadastro para inclusão nos programas de transferência de renda, o que contempla: atualização cadastral, transferência de cadastros e averiguação, dentre outras ações.

Ressaltamos que após a pandemia houve um aumento considerável do número de usuários a procura da inclusão no CADÚNICO. Dessa forma, nossas equipes tem se desdobrado para atender tal demanda e ainda realizar o acompanhamento das famílias já cadastradas. 

As visitas são realizadas semanalmente na área urbana e rural do município, de acordo com o planejamento das equipes e especificidade de cada caso. Vale destacar que o território rural de cada CRAS é extenso, alguns de difícil acesso e a demanda tem aumentado a cada dia.

No período de final de ano ocorre o processo de licitação para combustível e outros itens em todas as secretarias do município. Sendo assim, mesmo passando pelo processo licitatório os equipamentos da Assistência Social não pararam suas atividades, apesar das dificuldades/ restrições momentâneas. As visitas domiciliares estão ocorrendo normalmente.

Dessa forma, orientamos as famílias a procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Central do CADÚNICO ou CRAS de referência do bairro, para esclarecimento de dúvidas e orientação social, tendo em vista que cada caso apresenta uma especificidade e precisa de um direcionamento individual. Colocamo-nos à disposição da população serra-talhadense para qualquer esclarecimento, visto que nossa missão é atender com qualidade e garantir que a Assistência Social seja uma política pública para quem dela necessitar.

Karina Rodrigues

Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania