Foto: Reprodução

Publicado às 10h desta quarta-feira (19)

A espera para realizar o sonho da casa própria é dolorosa para os serra-talhadenses que aguardam a conclusão das obras e entrega das casas do bairro Vanete Almeida. Em entrevista ao Frequência Democrática, da Rádio Vila Bela FM, nesta terça-feira (18), Karla Martins, Patrícia e Roseane denunciaram a situação do residencial popular prometido. Patrícia e Roseane foram contempladas, mas foram ao local e encontraram uma cidade fantasma.

“Nós não tivemos direito de entrar na casa ainda porque está abandonado lá. As casas foram prometidas e com dois anos depois estaria pronta. Só que não foi assim, eu estive várias vezes lá, tirei fotos, quis até procurar o Farol. Mas está lá abandonada, e a gente precisa ir para elas, porque não temos como estar pagando aluguel e as casas são nossas e temos que ir atrás dos nossos direitos. Quando fui da última vez não tinha ninguém, nenhum vigia”, disse Patrícia, uma das denunciantes.

Veja também:   Futebol das Comunidades Rurais anima torcida

Roseane afirmou que buscou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania para cobrar providências, mas sempre recebia como resposta a espera por verbas. “Eu fui várias vezes na secretaria, falei com Ratinho (funcionário) e ele conversou comigo que estavam esperando a verba do governo para terminar as casas. Mas as casas já estão prontas, só falta serem entregues. Nunca falei com Josenildo, e ele também nunca procurou para chamar as pessoas que foram sorteadas para dar uma resposta”.

Já Karla Martins, levou o problema às redes sociais, através de um grupo de pessoas que foram sorteadas, e não receberam as chaves. Durante a entrevista, ela bateu o martelo dizendo que se o caso não for resolvido, o grupo deverá tomar outras medidas.

“A gente vai procurar o Ministério Público, a gente vai para Brasília, vai falar com Bolsonaro se for preciso. A gente vai para onde for, só não tem condições de 915 casas literalmente abandonadas. Porta caída, assento de banheiro quebrado, as casas estão jogadas às traças. Então, a gente gostaria que o município desse uma satisfação”, finalizou.

Veja também:   Evento fortalece nome de médico na chapa de Márcia

OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias procurou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Josenildo André, para saber como está o andamento das obras do residencial e o que impede a entrega do equipamento para a população. Conforme declarou o gestor da pasta, a prefeitura já cumpriu seu papel de mediar a implantação da política e aguarda o pagamento do Governo Federal para a empresa responsável por concluir o projeto.

“O que está acontecendo com o Vanete Almeida não é nada que dependa do município, temos nossas atribuições bem definidas. A secretaria de Assistência Social faz a inscrição, o sorteio e organização dos dossiês que encaminham para o Banco do Brasil,entidade financiadora, que aprova ou não os cadastros. Depois a gente entra com o trabalho técnico-social que acontece antes das pessoas entrarem nas casas e depois que entram. Paramos quando o banco parou a obra”, detalhou sobre o residencial, arrematando:

Veja também:   Grande empresa de ST é alvo de investigação do MPPE

“O segundo problema, água. É responsabilidade da Compesa distribuir água para qualquer equipamento. Todos nós sabemos que ela é de responsabilidade do governo do estado. Então, Karla deveria perguntar ao governo do estado como é que está a adutora. A terceira coisa é uma pergunta que Karla ou qualquer cidadão deve fazer ao governo Bolsonaro: Por que a obra parou? Porque eles não pagaram a empresa que estava construindo. A empresa que estava construindo a obra não recebeu, por isso abandonou”