Publicado às 04h18 desta terça-feira (30)

Cerca de 90% das empresas de Serra Talhada têm sido negligentes com a atenção a saúde e segurança do trabalho de seus funcionários.

Segundo dados do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), nos primeiros 9 meses de 2016 ocorreram 216 acidentes de trabalho verificados na unidade.

O alerta partiu do coordenador da Atenção Primária de Serra Talhada e proprietário da clínica AudioSerra, especializada em Saúde e Segurança do Trabalho, Hugo Leonardo Freire de Sá.

“Em 2016 foram 216 em 9 meses, porque ficaram Março, Abril e Maio sem ser contabilizados, não sei o motivo. Minha avaliação é que esses números são gritantes, um absurdo em pleno século XXI possuirmos esse quantitativo de acidentes e o pior, nenhum desses acidentes foram comunicados ao MTE (Ministério do Trabalho). Acredito que isso acontece por falta de orientação aos empresários e colaboradores. Desconhecem as leis trabalhistas e se fizermos uma pesquisa, vamos identificar que aproximadamente 20% da população da cidade conhece a legislação”.

Ao Farol de Notícias, Hugo Freire declarou ainda que a falta de compreensão dos direitos dos trabalhadores e deveres dos empregadores têm ocasionado negligência das empresas.

“As empresas estão sendo negligentes, isso chega a 90% ou 95% delas. Por falta de conhecimento da legislação. Quando o eSocial começar a atuar de verdade vários empresários vão sentir no bolso. Poderia até ser realizada uma pesquisa sobre esse tema, seria muito interessante. Exemplo: uma pesquisa para saber quais empresários conhecem o eSocial? Os trabalhadores que conhecem seus diretos e deveres nas áreas de saúde e segurança do trabalho?”, finalizou.