PESQUISA_ELEITORAL_-_MÉDIO_-_JPEG[1]

Atualizado às 19h28 desta terça (9)

Dando continuidade, nesta terça-feira (9), à divulgação dos números da mais recente pesquisa de opinião realizada na cidade pelo Instituto Opine, de Recife, em parceria com o FAROL, seguimos de olho na corrida eleitoral de 2016. A consulta investigou cenários, dessa vez, sem a presença do secretário de Transportes do Estado, Sebastião Oliveira (PR), substituindo-o pelo seu irmão, o advogado Waldemar Oliveira (PR). Vamos aos números:

De acordo com o Opine, numa disputa a prefeito entre Luciano Duque (PT), Waldemar Oliveira (PR), Fonseca Carvalho (PTB), Marquinhos Dantas (PP) e Socorro Brito (PSB), o petista sai na frente com 24% das intenções de voto; em segundo lugar aparece, surpreendendo, Fonseca Carvalho com 18%, Waldemar Oliveira e Marquinhos Dantas dividem a terceira colocação com 13%, seguidos por Socorro Brito, com 8%. Indecisos são 16%; quem não vota em nenhum dos candidatos atingem 6%.

A pesquisa Opine realizou consultas num universo de 500 entrevistados na zona urbana e rural do município entre os dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos. O Instituto Opine é coordenado pelo economista Cleto José Cavalcante Cordeiro e pelo administrador de empresas, Joaquim Moreira do Rego Barros.

RELEMBRE OS CENÁRIOS

Nas primeiras projeções publicadas, Luciano Duque enfrenta uma rejeição de 55,7% contra 41% de aprovação. Ainda, de acordo com o Opine, quase 70% dos entrevistados nutrem um sentimento de mudança na forma de governar a cidade. No cenário com Sebastião Oliveira na disputa a grande maioria, 30,4%, dos eleitores votariam no candidato do PR. Confira o resultado por faixa etária, zona, sexo, escolaridade e renda familiar: Apresentação

BALANÇO DE FORÇAS

No balanço de forças quatro estimativas chamam a atenção. A primeira é com relação ao comportamento do eleitorado sem a presença de Sebastião Oliveira na disputa, o que facilitaria uma vitória de Luciano Duque. Em segundo lugar, a boa colocação do médico Fonseca Carvalho, que anunciou pretensão de sair candidato recentemente.

A terceira análise é com relação à posição de Waldemar Oliveira, que surge a frente de Socorro Brito mesmo não estando presente no dia a dia de Serra Talhada. E, em quarto lugar, os percentuais dos candidatos da oposição, somados, vencem por mais que o dobro a intenção de voto de Luciano Duque, sinalizando ser mais viável a união de todos da oposição para derrotar o PT em Serra Talhada.