Apesar de figurar como um dos favoritos na corrida eleitoral para 2016, o prefeito Luciano Duque (PT) amarga uma rejeição de quase 50% da população de Serra Talhada. Os dados foram aferidos pelo Instituto Opine, de Recife, em parceria com o FAROL DE NOTICIAS, durante os dias 30, 31 de maio e 1º de junho, quando entrevistou 500 pessoas em várias localidades do município. O Opine comparou também a rejeição dos demais possíveis candidatos ao cargo máximo do executivo serratalhadense.
Vamos aos números:
Segundo a pesquisa, Luciano Duque tem uma rejeição de voto a prefeito de 45,4% contra 8% de rejeição ao nome de Marquinhos Dantas, 4% ao nome de Waldemar Oliveira, 5% a Fonseca Carvalho, 2% a Socorro Brito. Já 5% dos entrevistados disseram que rejeitam todos. Indecisos são 2%. Não rejeita nenhum deste cinco nomes são 19%.
A margem de erro da pesquisa é de 4,5% para mais ou para menos. O Instituto Opine é coordenado pelo economista Cleto José Cavalcante Cordeiro e pelo administrador de empresas, Joaquim Moreira do Rego Barros. Na avaliação geral, o prefeito Luciano Duque enfrenta ainda uma reprovação de 55,4% dos moradores contra 41% que o aprovam.
Confira o resultado por faixa etária, zona, sexo, escolaridade e renda familiar:
Ainda, de acordo com o Opine, quase 70% dos entrevistados nutrem um sentimento de mudança na forma de governar a cidade. No cenário com Sebastião Oliveira na disputa a grande maioria, 30,4%, votaria no candidato do PR. Apesar disso, num cenário de corrida eleitoral sem a presença de Sebastião, o nome do atual prefeito larga na frente com margem de 6% para o segundo colocado.
18 comentários em OPINE/FAROL: Duque tem rejeição de 45%; saiba os números dos demais pré-candidatos