Por Eugênio Marinho, empresário

Durante toda campanha eleitoral o TSE orientou: vote limpo, vote pela sua cidade. Esta pequena frase é de uma profundidade que nossa jovem democracia parece ainda não compreender. Por conta disso surgem os vários tipos de voto: voto de interesse pessoal; voto influenciado; voto do contra; voto do ódio; voto útil e o voto comprado, cada um deles com suas motivações expressas pelas suas próprias denominações, mesmo que disfarçados de voto limpo.

Há também aqueles que não vão nem votar, definindo a abstenção, postura que fere de morte a democracia. Para todos aqueles que votaram quer em Luciano Duque, quer em Sebastião Oliveira e o fizeram exclusivamente por entenderem, cada um ao seu modo de ver as coisas, que o seu candidato representava o melhor para Serra Talhada, meus parabéns, todos ao meu ver, são vencedores por terem sido capazes de extrapolarem os interesses do próprio eu em nome do interesse coletivo que garante uma melhor qualidade de vida para todos.

Tenho certeza que mesmo sendo azuis ou vermelhos, o que aliás muda tanto de uma eleição para outra, o que os caracteriza é o desejo de ver a gestão pública assumir as suas atribuições constitucionais com transparência e competência, pois todos que assim agem sabem que devem se qualificarem e trabalharem dignamente para garantirem o seu sustento e de suas famílias, não esperando nenhuma vantagem pessoal do prefeito eleito. Só seremos uma grande cidade quando a maioria esmagadora dos votos que elegerem o nosso prefeito forem votos limpos, votos definidos, mesmo dentro da diversidade normal da democracia, visando a busca da melhoria coletiva.

As milhares de pessoas, que por decisão própria, não apareceram para votar, sofreram a maior derrota, em cada uma delas a desilusão venceu a esperança. Foram muitas, quase doze mil, 50% dos votos de Luciano Duque e 58,6% dos votos de Sebastião Oliveira, é preciso resgatá-las para o bem de toda sociedade. Enquanto todos podermos brigar pelos nossos sonhos, mesmo que sejam sonhos baseados em pontos de vista diferentes, seremos uma sociedade democrática com esperança de melhorar e isto faz toda a diferença.

Que Deus ilumine os vencedores desta eleição para que tenham a sabedoria necessária para colocarem Serra Talhada no caminho do desenvolvimento, pois não podemos nos transformar apenas numa paisagem do passado, nas janelas das carretas, aviões e trens que transportam o desenvolvimento das outras cidades.