O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFSertão) irá ofertar cursos para a população de Serra Talhada, mesmo ainda sem um campus na cidade. As aulas estão previstas para começar em julho, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) do Governo Federal, em parceria com o Governo Municipal, que vai ceder o local das aulas. De acordo com o coordenador do programa e futuro diretor acadêmico do IFSertão na Capital do Xaxado, professor Fernando César, o Instituto pretende ofertar até  mil vagas no município.

Em Serra, já foram acertados – esta semana – durante reunião com o secretário Municipal de Agricultura Familiar, José Pereira, os cursos de Apicultor (160h), Bovinocultor (200h), Criador de Peixes Tanque Rede (200h), Inseminador de Animais (200h), Horticultor Orgânico (160h) e Forragicultor (200h). O IFSertão também abrirá vagas em conjunto com as secretarias de Educação, Cultura e Turismo, e Desenvolvimento Social do município.

As aulas serão gratuitas. “Os alunos terão bolsa de estudos de R$ 200 por mês, serão matriculados pelo IF Sertão e ainda receberão certificados”, detalha professor Fernando César, citando que está em diálogo com a prefeitura de Serra para montar um posto provisório no município ainda este mês. Ele adianta que o edital de licitação para construção do campus do IFSertão na cidade será lançado neste semestre.

Na visão do secretário de Agricultura Familiar, José Pereira, a chegada dos cursos contribui para capacitação de produtores a lidar com a própria terra. “Para que possam aprender a lidar com a localidade onde vivem e dela extrair o melhor”, comentou o secretário de Agricultura, José Pereira.

Da Assessoria de Imprensa