Pacientes de hemodiálise já são atendidos em ST

Publicado às 20h desta terça (20)

Fotos: Assessoria

O Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho (ITR) finalmente prestou seus primeiros atendimentos nesta terça-feira (20) no bairro Borborema, em Serra Talhada. A previsão é que, só esta semana, sejam regulados mais 20 pacientes. O ITR transforma a Capital do Xaxado num polo importante de saúde para este tipo de procedimento. A expectativa é de melhorar a qualidade de vida de dezenas de pessoas que precisavam sair da cidade para buscar este serviço em outros municípios da região.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) ficará responsável pela regulação e gestão dos contratos com o SUS junto ao instituto, que ficou pronto no final de 2021, com habilitação liberada em agosto desse ano [relembre]. Por ora, 24 máquinas serão disponibilizadas aos pacientes renais crônicos, sem doenças contagiosas, de acordo com o superintendente do Instituto Renal, Clóvis Carvalho.

O empreendimento recebeu um investimento em torno de R$ 6 milhões. A clínica possui capacidade para atender 162 pacientes em três turnos de funcionamento. “Eu tenho o sentimento de dever cumprido porque não foi simplesmente uma obra, foi uma obra com muita qualidade, muito bem feita”, disse Clóvis Carvalho em entrevista ao Farol recentemente.

Pacientes de hemodiálise já são atendidos em ST