Fotos Farol de Notícias / Max Rodrigues

Publicado às 18h12 desta segunda-feira (12)

Informe Especial Publicitário 

As clínicas médicas multiprofissionais são o que há de mais moderno em termos de tratamento integral dos pacientes. Nestes espaços, profissionais de áreas afins podem acompanhar juntos o desenvolvimento de cada pessoa indivíduo. É com esse intuito de inovar no ramo da Psicologia, que a especialista em neuropsicologia Ana Maria Estevam Maciel, 40 anos, natural de Recife, inaugurou no último sábado (10), a Espaço Neuro Psi.

Formada pela Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada (Facisst) atua há 5 anos na cidade em diversas áreas, mas viu na neuropsicologia sua grande paixão e montou um espaço inteiramente voltado para as terapias e tratamentos que busca ofertar para crianças, adolescentes, casais, famílias e idosos trabalhando desde a terapia cognitiva comportamental até terapias mais específicas para pacientes neurológicos.

“Pensei em investir nessa área porque eu vi a necessidade do meu paciente surgindo. Então, comecei a avaliar o quanto seria interessante ver o desenvolvimento do meu paciente cada vez mais rápido. Então, se eu integrasse profissionais para trabalharem juntos o desenvolvimento e os resultados viriam com mais agilidade. A Espaço Neuro Psi tem foco no tratamento psicológico, neurológico e funcional. Estamos integrando agora a Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia e a Psicopedagogia, a partir de novembro vamos contar com Fonoaudiologia, e a partir de janeiro de 2020 teremos outra profissional da Psicoterapia, que vai atender a demanda de terapia de casal, família e terapia cognitiva comportamental”.

Veja também:   Foragido da justiça é preso em bairro de ST portando tornozeleira eletrônica

CONHEÇA AS PROFISSIONAIS

Telma Leal, 51 anos, terapeuta ocupacional com 28 anos de experiência na área. A profissional serra-talhadense reside em Recife, mas uma vez por semana atende em Serra Talhada e ficou muito empolgada com a ideia da Neuro Psi. “Sempre trabalhei com pacientes neurológicos, mais recentemente estou trabalhando com reabilitação visual e naturopatia. Quando a Ana soube do meu trabalho me convidou para fazer parte da equipe multidisciplinar, eu aceitei e adorei o espaço que está muito bem preparado para receber todo, muito bem equipado e até o nosso quintal é terapêutico, a cozinha, o banheiro é terapêutico. Nenhuma clínica aqui em Serra talhada tem essas estruturas e nós temos”.

Lucy Medeiros, 46 anos, psicopedagoga natural da Bahia e mora em Serra Talhada há 14 anos, aceitou o desafio da Dra. Ana Estevam e quer se concentrar em trabalhar as dificuldades de aprendizagem em crianças e adolescentes. “Eu primeiro fiz pedagogia, depois psicopedagogia e agora estou estudante de neuro psicopedagogia pela faculdade de Candeias, na Bahia. O profissional de pedagogia acrescenta nessas áreas consegue enxergar melhor os problemas de aprendizagem, os transtornos de aprendizagem. São as principais dificuldades da Educação, os professores sentem essa dificuldade de como trabalhar com crianças autistas, com TDH. A Psicopedagogia ajuda nessas questões e aqui na Neuro Psi é uma oportunidade muito boa de estarmos juntos nessa equipe multidisciplinar”.

Tayná Terto de Magalhães Feitosa, de 23 anos, é formada em Fisioterapia há cerca de 7 meses e também atuará com a equipe multiprofissional do Espaço Neuro Psi com o tratamento de pacientes neurológicos tanto adulto como pediátrico. “Nós temos uma sala com aparelhos e aparatos para ajudar o fortalecimento da musculatura, quebrar padrões espásticos, rigidez nos músculos, mas também ajudam na cicatrização e processos desinflamatórios. Vamos trabalhar muito com a funcionalidade dos nossos pacientes para que eles possam realizar suas atividades diárias, diante do comprometimento neurológico que ele tem. Quero que eles consigam se vestir, escovar os dentes, pentear o cabelo no seu tempo e sem ajuda de terceiros”.

Veja também:   Bolsa Família aumenta valor para R$ 800 em Abril

NOVAS PROFISSIONAIS

Até 2020 o Espaço Neuro Psi deverá receber pelo menos mais duas profissionais que também estão em formação e deverão ampliar o quadro de profissionais para mesclar as novidades recém saídas da faculdade com a experiência de mulheres que já atuam há anos no mercado serra-talhadense.

A graduada em Fonoaudiologia, Nayandra Rodrigues, de 23 anos, também é de Serra Talhada, mas buscou em João Pessoa os caminhos para sua vida profissional e já garantiu a sua sala na Neuro Psi. “Aqui eu pretendo atuar em todas as áreas da Fonoaudiologia, desde a linguagem, como trocas fonéticas, síndromes como apraxia, autismo, desvios na linguagem escrita, disfagias, alteração vestibular, que é a famosa labirintite, lazer terapia e muitos outros serviços para todas as idades. Eu vejo aqui em Serra, por exemplo, pacientes que têm labirintite, tomam remédio há muito tempo e não apresentam melhora, quero trabalhar manobras para que esses pacientes tenham qualidade de vida”.

Veja também:   Decreto do governo libera aumento no salário do INSS

Seguindo os passos da mãe, Mariana Estevam Maciel, 22 anos, está concluindo sua graduação em Psicologia na Facisst e no futuro dividirá o setor com Ana Estevam. A jovem estudante detalhou que sua principal área de interesse está relaciona. “Já atuo na clínica escola da Faculdade e aqui em Serra Talhada eu vejo ainda uma grande jornada a ser feita na construção da terapia familiar, quero trazer a importância da Psicologia não somente para o indivíduo, mas também para o seu âmbito familiar. Psicologia era uma das minhas opções de curso e ao ver o trabalho da minha mãe, todo o empenho dela acabei me encantando ainda mais e escolhi seguir também a mesma área e hoje estamos realizando o sonho de montar a clínica como sempre planejamos”.

SERVIÇO 

O Farol de Notícias recomenda o Espaço Neuro Psi, que está localizado na Rua Coronel Cornélio Soares, 734, no Centro de Serra Talhada – próximo à Spaço Fisio. Os interessados em conhecer e buscar tratamento na clínica também porem entrar em contato pelo telefone (87) 99970-6265. Acesse no Instagram @espaço_neuropsi ou no Facebook Espaço Neuro Psi.