Fotos: Alejandro García / Farol

Atualizado às 13h42, desta terça-feira (31)

Se depender dos professores da Rede Municipal de Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque (PT) não terá sossego durante a negociação salarial 2015. Durante assembleia realizada nessa segunda-feira (31), cerca de 400 professores lotaram o plenário da Câmara de Vereadores e definiram um leque de reivindicações. Os docentes querem um reajuste de 15% mais 2% nas progressões. O pleito é superior ao índice do governo federal que é de 13%, mas a categoria não se limitou a questões salariais.

“Vamos cobrar vale transporte para os professores da zona rural, plano de saúde para todos os trabalhadores, vamos voltar a debater o processo de eleições diretas nas escolas e prestação de contas bimestral dos recursos do Fundeb”, disse o vereador Sinézio Rodrigues, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintest), em conversa com o FAROL.

sindicato 2

Durante a assembleia, o vereador petista foi questionado com relação a demora na cobrança dos direitos da categoria. De forma veemente, Sinézio Rodrigues rebateu as insinuações de que poderia estar fazendo ‘corpo mole’ por fazer parte da base governista. “Eu não estou do lado do governo, estou do lado dos trabalhadores e já dei provas disso”, rebateu Rodrigues.

De acordo com o Sintest, os professores esperam uma resposta do governo Duque até o dia 20 de abril, quando haverá nova assembleia, e não descartam entrar em estado de greve. “Prometeram enviar um impacto financeiro e não fizeram porque não quiseram”, reforçou o diretor do Sintest, Edvaldo Ferraz.

O OUTRO LADO

Durante entrevista ao FAROL, nessa segunda-feira (30), o prefeito Luciano Duque comentou sobre a pauta dos professores. Ele defende um diálogo exaustivo com a categoria até chegar ao consenso.

“Nós estamos fazendo estudos de impacto na folha, esse ano não é um ano muito fácil para nenhum governo, todas as prefeituras estão com dificuldade. Essa é uma decisão que tem que ser madura, inteligente, não dá para a gente decidir dar um aumento e depois não ter dinheiro em caixa para cumprir com o aumento. Vamos discutir com a categoria e apresentar em breve uma proposta”, declarou Duque.

sindicato 3

sindicato 4