Projeto Mãe das Águas – Foto: Reprodução

O projeto Mãe da Águas – do Agreste ao Sertão chega a Serra Talhada neste fim de semana com oficina de danças e toques, e espetáculo inspirado na história dos Orixás. A ação é de iniciativa do Grupo de Matrizes Africanas Obá Ayiê.

Celebrando a cultura e religiões afro-brasileiras o projeto passará também por Belo Jardim e Salgueiro. O grupo surgiu em 2015 a partir de ações desenvolvidas com crianças, jovens e adultos de comunidades periféricas da cidade de Arcoverde.

Segundo o diretor artístico do projeto, Walderlan Baltazar, o impulso para a montagem do espetáculo surge a partir de um episódio de racismo sofrido por uma das dançarinas na escola em que estuda, por conta do cabelo crespo.

“A intolerância religiosa que sofremos todos os dias, por conta da nossa fé, da nossa musicalidade, foi a motivação para elaborar o projeto. Eu sempre quis montar um espetáculo contando a história dos orixás, para mostrar o quanto é linda a religiosidade de matrizes africanas nas casas de axé, ao contrário do que o povo pensa. É transformador, os olhos brilham, e eu queria mostrar isso ao público”, conta Walderlan.

O projeto Mãe da Águas – do Agreste ao Sertão tem incentivo do Funcultura, Fundarpe e Governo do Estado. Mais informações sobre o projeto podem ser acompanhadas através do Instagram @associacao.cultural.raizes e @oba.aiye.

SERVIÇO

Mãe das Águas – Do Agreste ao Sertão
email: [email protected]
Todas as atividades têm classificação etária livre e entrada gratuita

|SERRA TALHADA

Oficina DO TOQUE AO PASSO
Dia: 19 de janeiro de 2024 (sexta-feira)
Horário: 19:00 horas
Local: Museu do Cangaço (Vila Ferroviária, SN – Bairro São Cristóvão)
Vagas: 15
Inscrições através do formulário:
https://docs.google.com/forms/d/1l4AbmtfQjmhQ4gVj_MIOgdb_vtapfxkMFidI-Z-U8l8

Espetáculo RAINHA DAS ÁGUAS, MÃE DO MAR
Dia: 20 de janeiro de 2024 (sábado)
Horário: 19:30 horas
Local: Museu do Cangaço (Vila Ferroviária, SN – Bairro São Cristóvão)