Foto: Amafresp

Publicado às 06h15 desta quinta-feira (6)

A partir de 2014, durante o mês de janeiro, a população, sobretudo os profissionais da área da saúde mental se mobilizam em prol da Campanha do Janeiro Branco, uma oportunidade e conscientizar as pessoas sobre a importância do trabalho de alguns profissionais diante a prevenção do adoecimento mental bem como a promoção de saúde.

Diante deste contexto, a reportagem do Farol reforça, através da psicóloga clínica Samantha Agnez Santos, 25 anos, natural de Paulo Afonso, a necessidade de se buscar ajuda profissional seja através do próprio psicólogo ou de um psiquiatra para cuidarmos da nossa saúde.

Agnez é pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental, pós-graduanda em Psicologia Escolar. É psicóloga escolar no Colégio Primeira Classe, docente no Grau Técnico de Serra Talhada, na Cepem de Serra Talhada e na AESET.

”Pensar na necessidade de transmitir o nosso conhecimento e alertar a população sobre alguns riscos no âmbito de saúde mental que podemos estar expostos, que podemos vivenciar e algumas dessas vezes sem mesmo perceber que se trata de uma adoecimento mental. Além de informar e desmistificar algumas profissões como a do psicólogo e psiquiatra diante contextos deste tipo de adoecimento, dando a oportunidade e voz a estes profissionais para alcançarem pessoas que precisam, mas que tem receio da nossa atuação profissional”, reforçou a psicóloga acrescentando:

”Diante o cenário de pandemia precisamos manter as mesmas restrições e cuidados, mais do que lutar contra essa realidade precisamos compreender que no momento essa é a nossa atual realidade. Como não temos previsão de quando tudo passará, existe a necessidade de nos adaptarmos ao nosso funcionamento social e de saúde atuais. Não podemos exacerbar as nossas reações diante este fato, lembramo-nos que apesar deste momento de crise na saúde não estamos no escuro sem informações, podemos recorrer a fontes seguras que nos orientam sobre medidas protetivas, seguindo estas temos a possibilidade maior de nos proteger, além de poder recorrer a profissionais como os psíquicos que nos auxiliam a enfrentar momentos desafiadores como este da melhor forma possível”, alertou Agnez.