selo-farolFotos: Farol de Notícias / Assessoria / Manu Silva

As mobilizações em defesa da democracia nesta quinta-feira (31) deverão reunir milhares de pessoas em todo o estado. O Movimento Sindical Rural de Serra Talhada, integrado pela Fetape e Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs), esperam reunir no mínimo 2 mil pessoas nas ruas da cidade. De acordo com o movimento, grupos já organizados em caravanas participarão dos atos em Recife, Garanhuns, Floresta, Ouricuri, Petrolina, São Jose do Belmonte, Salgueiro, Tabira, Exu, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista.

Segundo o presidente da Fetape, Doriel Barros, os militantes empunharão bandeiras e faixas unidos a outros segmentos da sociedade. “Não vamos deixar que 13 anos de conquistas do nosso povo sejam esmagados pelos interesses da oposição. Ao tirar do poder um governo eleito democraticamente, querem acabar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e com uma série de políticas que buscam promover um verdadeiro desenvolvimento sustentável para o campo. Não merecemos e não podemos viver outro golpe!”, alegou o presidente.

AGRICULTOR JOSÉ ZACARIAS: "A ÚLTIMA VEZ QUE VI UM CARRO PIPA FOI NA ÉPOCA DO PADRE JESUS"

ATO EM SERRA TALHADA

Na Capital do Xaxado a mobilização contará com o apoio de militantes diversos setores, incluindo estudantes secundaristas e universitários. Em visita ao FAROL, Andersa Carla e Gustavo Inácio representantes das União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe) e Clóvis Silva, membro do Diretório Central dos Estudantes da UFRPE (DCE) garantiram que irão fortalecer as reivindicações para melhoria da educação na cidade. “Vamos participar do ato independente de partido, vamos defender a democracia e a educação”, afirmou Gustavo.

“Aqui em Serra Talhada vai ter uma participação com o movimento estudantil vai levar suas bandeiras, os secundaristas e os universitários vamos levar nossas pautas da falta de estrutura, contra corte de verbas, pela meia passagem intermunicipal, melhoria do transporte municipal, os estudantes da Aeset vão levantar as bandeiras em defesa do Proupe e a dificuldade de transporte para estudantes do Vila Bela. É um momento de discutir não só a situação política, mas o que está por trás disso e as deficiências do país”, esclareceu Clóvis.

movimento-estudantil

 

MOBILIZAÇÕES EM TODO O ESTADO

Serra Talhada – Concentração 16h, em frente à Escola Solidônio Leite – Previsão: 2 mil pessoas.

Tabira – Também reunirá trabalhadores e trabalhadoras rurais de vários municípios do Pajeú. Concentração em frente ao STTR de Tabira – às 17h – Previsão: 2 mil pessoas.

São José do Belmonte – Concentração às 9h – na Praça Sá Moraes – Estima-se que 1000 pessoas participarão do ato.

Salgueiro – Concentração 17h – no Girador do Prado – 1.500 pessoas estão sendo esperadas.

Floresta – Sindicatos da Região estarão mobilizados para o ato, que terá concentração em frente ao STTR do Município. Caminhada pelas principais ruas da cidade, a partir da 7h30 –  Previsão: 1500 pessoas

Ouricuri – Concentração em frente ao STTR do município, às 8h30 – Previsão: 3 mil pessoas.

Exu –  Haverá um ato, às 16h, no Centro da Cidade, com atrações culturais.

Santa Maria da Boa Vista – Concentração às 15h, na Praça Eduardo Campo – cerca de 1.200 pessoas devem participar.

Garanhuns – O ato envolverá Sindicatos de vários municípios da região – Concentração a partir das 8h, no Parque Euclides Dourado. Previsão: 2 mil pessoas.

Recife – Concentração às 16h, na Praça do Derby –  2 mil participantes do Movimento Sindical Rural devem estar presentes.

Petrolina – Concentração do Movimento Sindical Rural será, às 14h, em frente na Praça do Galo, de onde seguirão para a Praça do Bambuzinho, para encontrar os demais movimentos sociais. A expectativa é de reunir mais de 3 mil pessoas.