Luciano Duque-001Faltando apenas dois dias para o início dos festejos juninos em Serra Talhada, um clima de revolta tomou conta dos organizadores das quadrilhas juninas de vários bairros da Capital o Xaxado. Nessa terça-feira (17), o secretário municipal de Cultura, Anildomá Souza, anunciou que a Prefeitura não daria apoio financeiro aos quadrilheiros. Isto, após o governo Duque negar-se a contribuir com a subvenção de apenas R$ 700 por grupo. Este foi o mesmo valor do patrocínio dado às agremiações juninas no ano passado.

“Isto é uma falta de respeito muito grande para os jovens que tentam manter acesa a chama da cultura popular. Sem mais nem menos, ele (Anildomá) veio nos comunicar que o prefeito Luciano Duque mandou cancelar a ajuda de custo. Muita gente já fez despesas contando com este dinheiro e agora como é que irão resolver as dívidas assumidas”, desabafou ao FAROL Leonardo Santos, coordenador da quadrilha junina Beija Flor.

Indignado com a falta de apoio do prefeito Luciano Duque, ele revelou que as quadrilhas não irão participar dos festejos na Estação do Forró deste ano como resposta a falta de interesse da prefeitura em ajudá-los.

“Ninguém vai enfeitar boneca para os outros. Meu sentimento é de decepção com este governo, e foi um governo que ajudei a eleger. Estou totalmente desacreditado. Agora, não entendo porque falta dinheiro para apoio a cultura popular, que atrai turistas para Serra Talhada, mas tem dinheiro para montar telão para Copa. É uma vergonha”, questionou o brincante de quadrilha junina, Leonardo Santos.

Já o servidor público, Genildo Andrade, da quadrilha Arraial da Padre Ferraz, revelou que a decisão do prefeito Luciano Duque deixa as quadrilhas de Serra Talhada sem horizontes para o São João 2014. “Entreguei o meu ofício com antecedência ( na secretaria de Cultura) solicitando essa ajuda, fizemos gastos e agora temos que pagar. E de repente vem dizer que não tem como nos patrocinar. Nunca vi tanto desrespeito por parte de um prefeito”, lamentou.

ORDEM PARTIU DO PREFEITO, DIZ SECRETÁRIO

A reportagem do FAROL procurou o secretário municipal de Cultura, Anildomá Souza, para comentar a insatisfação dos brincantes de quadrilha juninas de Serra Talhada. Ele lamentou a angústia dos organizadores  e confirmou que foi uma decisão do prefeito Luciano Duque.

“Essa informação que chegou até vocês do FAROL (sobre a não ajuda do governo às quadrilhas) é verdade, sim. As quadrilhas mandaram os ofícios para a Secretaria de Cultura e nós encaminhamos as solicitações para a prefeitura. Daí o prefeito Luciano Duque nos informou que não iria mais patrocinar as quadrilhas juninas. Infelizmente, temos que dar essa notícia. Estou aberto para qualquer esclarecimento a respeito desse assunto”, minimizou o secretário de Cultura, Anildomá de Souza.