Publicado às 04h48 desta sexta-feira (6)

Fechando o leque de matérias sobre sabatinas com os prefeituráveis de Serra Talhada, publicamos hoje declarações e promessas de campanha da candidata Márcia Conrado, do PT. A entrevista foi concedida ao Programa do Farol, na TV FAROL no YouTube, no último sábado (31), gerou polêmica, e cerca de 1.500 visualizações em 24 horas. Neste naipe de propostas, ela anuncia que pretende implantar um hospital filantrópico, uma policlínica e um centro de parto humanizado na Capital do Xaxado. Além disso Márcia alfineta a oposição, num recado claro ao grupo do deputado Sebastião Oliveira, sobre terem deixado de ter “chefe político”. Confira a partir de 1 hora e 8 minutos de vídeo ou leia a transcrição logo abaixo.

ASSISTA! A partir de 1 hora e 8 minutos de vídeo!

SABATINA MÁRCIA CONRADO

 Atenção básica

”A gente teve que reestruturar nossa atenção básica, nossa atenção básica era em casa alugadas, bem pequeninhas, muitas vezes não tinha nem local para colocar o consultório odontológico porque não tinha a sala de colocar a cadeira do dentista, salvo engano eram 16 unidades básicas de saúde, apenas 11 tinha saúde bucal, agente  entregou 23 postos de saúde, todos da zona urbana e a a zona rural tem atendimento, a zona rural tinha atendimento de 15 em 15 dias, algumas 1 vez por mês, os maiores distritos, e os outros 29 dias que a população adoecesse fazia o que? Hoje esses distritos tem PSFs, hoje a gente colocou atendimento nas localidades de difícil acesso. A gente reestruturou nossa atenção básica e fomos reconhecidos por isso, tivemos uma avaliação do Ministério da Saúde, ficamos em 3º lugar no Brasil. Que conquista grande! Tá bom? Não, queremos mais.

Veja também:   PRF recupera três veículos em PE em um dia; um na BR-232

Policlínica

”Como a gente vai implantar a policlínica?  Volta a dizer, e a UPA? Não foi Márcia Conrado, não foi Luciano Duque que disse que não queria mais UPA, tem uma portaria do Ministério da Saúde que viu que com 100 mil reais não se coloca uma UPA, que as que são gerenciadas pelo estado custa 900 mil e 1 milhão e meio. O próprio Ministério da Saúde disse: ‘não tem condições de manter uma UPA  24h municipal, quem já está com seus prédios construídos vejam a maior necessidade. Se quer colocar um PSF, se quer colocar um CAPS. Pelo estudos daqui eu vi que era melhor colocar uma policlínica é mais eficiente o atendimento. Nessa policlínica a gente vai trazer 37 especialistas, colocar lá e equipar com aparelhos. Então, vai se tornar eficiente, vai ser assim que a policlínica vai ser construída.

Centro de Parto Humanizado

”O Centro de Parto Humanizado é uma necessidade que Serra Talhada tem. Conseguimos trazer o Altino Ventura, ninguém nunca pensou em conseguir o Altino Ventura e hoje está aqui. Se fechou em Garanhuns em Arcoverde, mas Serra Talhada manteve, e melhor, vamos ser a referencia de cirurgia nos olhos, só vai ter em Serra Talhada e Recife porque? porque temos capacidade de trazer. Se eu trouxe o Altino Ventura, eu vou fazer sim o Centro de Parto Humanizado.

Hospital Filantrópico

”Por que um Hospital Filantrópico? Com a covid a gente viu a possibilidade de reabrir o Pronto Socorro São José, reabrimos, então quando acabar a covid a gente vai transformar no Hospital Filantrópico, por que filantrópico? Porque é muito mais fácil captar emendas de deputados e hoje encontrei com o deputado Fernando Monteiro, com Gonzaga Patriota, ontem estive com Fernadinho, com Zé Raimundo, então é muito mais fácil conseguir as emendas. A grande diferença desse governo é que a gente deixou de ter só um chefe político, que queria administrar Serra Talhada de Recife e vimos que nosso chefe tinha que ser o povo. Hoje temos representatividade de 12 deputados federais, nunca se investiu-se tanto em Serra Talhada como agora porque temos capacidade de articulação política, reconhecemos que nosso chefe é o povo de Serra Talhada e que todo mundo ver que temos capacidade e transparência de gerenciar esses recursos que são alocados em Serra Talhada.”

Veja também:   Trump e Biden fazem campanha em Nova York, cada um à sua maneira

Taxação de aposentados e inativos

”O governo tentou minimizar, principalmente para os inativos, 80% dos inativos recebem entre 1 salário e 1 salário e meio, essas pessoas não tem desconto nenhum. Os que estão acima de 1 salário e meio só vai o excedente tirar esse desconto. Primeiro a gente tem que desmistificar essas questões. Não fui a favor, eu sou contra a tudo que se tira direitos dos brasileiros, principalmente que trabalharam sua vida toda e que agora estão precisando ficar com sua aposentadoria, então eu sou contra, mas infelizmente, é uma lei federal que a gente tem que cumprir. Vamos organizar a conta do IPPST”

Saneamento básico

”Todo mundo sabe que existe uma concessão com a Compesa que tem validade até 2023, já tem o projeto do plano de saneamento de Serra Talhada que vai começar ser executado em 2021. Serra Talhada vai ter 17 elevatórios para escoar o esgoto para uma única estação de tratamento. É um projeto que vai ser financiado pelo Agibank. Em janeiro vai começar ser cobrado porque se não não vai haver a renovação da concessão. O projeto já existe, já existe o financiamento com a Compesa, com o Agibank e a partir de 2021 vai ser planejado e já vai ter tudo organizado.”

Veja também:   Mulher é espancada após quebrar celular do marido em Calumbi

Educação

”Quinta-feira estive com o presidente da CDI e os dirigentes, as empresas precisam de um tipo de mão de obra, mas os cursos que não ofertados são outros. Nosso jovens estão fazendo cursos que não estão sendo pedidos nas empresas, então a gente precisa fazer um estudo para saber as necessidades, oferecer esses cursos e já ter emprego garantido. Na CDI já se falou isso, existe uma parceria com o IF Sertão, já estão pedindo para ser a noite porque os que já trabalham também e é isso que a gente propõe. A gente precisa fazer esse estudo para garantir que quem faz os cursos tenha maior probabilidade de construir um emprego.’ Em relação ao diário eletrônico e o boletim online, isso eu já pude fazer com os agentes de saúde, eles andavam com milhões de folhas, então a gente tornou o trabalho deles mais eficientes com a ajuda de um tablet, onde já fica tudo registrado, vai tudo para a nuvem. Então é isso que a gente quer, diminuir o trabalho dos professores com esse diário e o boletim é muito mais fácil dos pais acompanharem as notas dos seus filhos, a frequência, então é isso que a gente quer. Tornar mais eficiente o trabalho.”

Márcia foi a última sabatinada no projeto da TV FAROL no YouTube