vestibularG1/PE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) divulgou na tarde da última sexta-feira (8) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o resultado, o candidato poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e saber se será ou não aprovado para o curso que deseja. Para consultar nota, clique aqui. As inscrições para o SiSU começam no dia 11 de janeiro e vão até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 14, pelo site do sistema.

Este ano a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece mais vagas do que em 2015. Em 2016, são 6.972 para 96 cursos de graduação nos campi do Recife, Vitória e Caruaru. Já no ano passado, foram 6.562. O aumento se deve ao fim do vestibular do meio do ano para o bacharelado de química, que não tem mais uma seleção específica, e comunicação social do campus de Caruaru. Recife continua concentrando o maior número de vagas, com 5.502. Depois vem Caruaru, com 1.040, e Vitória, com 430.

Veja também:   Márcia entrega 1ª etapa do mercado público nesta 2ª

Na UFPE, os cursos com os maiores pontos de corte são física (licenciatura) e física (bacharelado). Para não ser reprovado, o candidato deve ter uma nota mínima de 500 em pelo menos três das cinco provas do Enem. Os pesos de cada teste e as notas mínimas para cada curso estão sendo divulgados no site da instituição.

Já na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que também faz todo o processo de seleção por meio do SiSU, são ofertadas 3.560 vagas para 54 graduações. São 1.970 na unidade de Dois Irmãos/Recife, 720 em Serra Talhada, no Sertão, 560 em Garanhuns, no Agreste, e 300 no Cabo de Santo Agostinho, na RMR. Assim como na UFPE, a quantidade de vagas ofertadas também cresceu em comparação com o ano passado, quando havia 3.240 disponíveis. A instituição ainda não divulgou os pesos e pontos de corte.

Veja também:   Evento fortalece nome de médico na chapa de Márcia

Parte do processo seletivo da Universidade de Pernambuco (UPE) é feito também por meio do sistema federal. A reportagem do G1 entrou em contato com a instituição mas não recebeu retorno sobre as vagas. Além do SiSU, a universidade também abre vagas pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA), cujo listão foi publicado nesta quarta-feira (6).