Publicado às 06h29 deste sábado (30)

Por Ivanildo Salvador, leitor do Farol de Notícias

Com a aproximação das eleições, lanço uma breve retrospectiva dos governos do PT e do governo Bolsonaro até o momento, as duas principais vias que buscam retornar ou se manter no poder. Começando hoje pelo PT…

1° de janeiro de 2003. Após 3 derrotas consecutivas para Presidente do Brasil, finalmente daquele dia pela primeira vez um partido de esquerda assumia a presidência do país, isso devido à uma ruptura com o antigo discurso do seu partido, o PT. Naquele dia, Luiz Inácio Da Silva, a partir de então, o Lulinha paz e amor, chegou ao poder cheio de expectativas de mudanças.

O Brasil encontrava-se relativamente arrumado economicamente já que tinha deixado para trás as loucuras dos utópicos planos econômicos dos anos 80/90 e o antigo Presidente, Fernando Henrique, entregou o país com a inflação sob controle e as finanças mais ou menos equilibradas e ainda nesse contexto de positividade o mundo passava por um período de prosperidade com o advento da globalização entre as nações e o surgimento de uma China como uma forte economia mundial, fazendo frente aos E.U.A.

Então, o Governo Lula aproveitando-se de todo esse cenário positivo fez os ajustes necessários que proporcionaram um crescimento na renda do povo brasileiro diminuindo a desigualdade social e soube aproveitar muito bem daquela situação favorável criando diversos programas sociais em todas as áreas que eleveram o Presidente Lula a um patamar nunca antes alcançado por outro Presidente. O Brasil, então, passa a ser visto com outros olhos pela comunidade internacional.

Mas, todas as conquistas tiveram seu custo e o mais significativo foi que para se conseguir aquilo tudo o PT teve de ceder, fazer concessões e alianças o que abriu brechas para o surgimento do que há de pior na política, a corrupção! Antigos aliados e novos oportunistas queriam a sua fatia no bolo da prosperidade e essa ganância por benesses foram minando com o governo Lula. Quem não se lembra da palavra, mensalão?

Esquema de pagamento de propinas pagas pelo PT e denunciado por um desses novos oportunistas que se sentiu traído na divisão dos lucros. Dali em diante as denúncias de propinas no governo Lula passaram a ser rotineiras nos noticiários! Formou-se uma espécie de caça às bruxas e a delação premiada passou a ser uma forma de não se queimar na fogueira da inquisição sendo aderida até por antigos companheiros do PT, nomes fortes na sigla, cada um apontando para o outro como culpado!

Vale lembrar que, Roberto Jefferson, deputado que ateou fogo em toda aquela fogueira, hoje já se aliou ao atual governo até ele novamente se sentir traído… Assim, o segundo mandato do Presidente Lula começou marcado pela desconfiança do povo brasileiro, porém ainda mascarado pelas boas conquistas conseguidas no mandato anterior através dos programas de governo que deram certo e pela diminuição entre as classes sociais.

Mas, não teve jeito, a cobrança veio e caiu feito um míssil no Governo Dilma Rousseff aproveitando-se de uma pessoa que não sabia nada no meio político, do que ocorre no submundo dessa classe e assim o PT esfacelou, não teve mais como encobrir tanta lama que jorrava das plataformas do Petrolão da Petrobrás e das amarras das empreiteiras. Juntamente com isso os gastos públicos que já vinham se acumulando atingiram níveis absurdos o que facilitou a volta da inflação levando ao desajuste fiscal.

A renda do povo perdeu o vigor de outrora, vieram as reivindicações através de melhorias no “padrão Fifa”. Para piorar, ao mesmo tempo se formou no Congresso Nacional liderado pelo então presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, um clima desfavorável ao Governo Dilma tendo ele se aliado ao próprio Vice Presidente, Michel Temer, tido como o grande conspirador do poder.

Assim, Dilma foi tirada do jogo político e ficou clara uma única evidência: a grande diferença entre o PT e os demais partidos é que nos outros partidos a corrupção sempre foi mais individualizada e direcionada, já no PT ela tornou-se generalizada e esse carma seguirá a sigla para sempre e será a grande arma usada na próxima eleição presidencial contra novamente ele, Luiz Inácio Lula Da Silva, agora não mais apenas um ex-metalúrgico e como outros companheiros seus de sigla, agora também… ex-presidiário.